Emissora do Congo-Brazzaville volta nas ondas curtas

Atualizado em 10 de agosto, às 16hh24min

ARÁBIA SAUDITAEm 2 de agosto, os programas, em francês, emitidos pela Rádio Saudi International, voltaram a ser escutados, em ondas curtas. Em Fronteiras (PI), Ian José da Silva notou a emissora no ar, novamente, em 17.660 kHz. Infelizmente, segundo ele, a emissora estava com um problema técnico, mais precisamente, com outro áudio saindo no mesmo canal. A emissão, em francês, vai ao ar, entre 1400 e 1600, no Tempo Universal. 

ARÁBIA SAUDITAA Al-Azm Rádio é uma emissora, operada pelo Serviço de Radiodifusão da Arábia Saudita, em ondas curtas, em 11.745 kHz, no seguinte esquema: entre 0000 e 2300 e entre 0200 e 0700, no Tempo Universal. Al-Azm, em árabe, significa “determinação”. A programação, sempre em idioma árabe, tem como destino atingir as tropas sauditas localizadas no Sul da Arábia Saudita. No Sul do Brasil, a emissora é facilmente captada, por volta de 1700, no Tempo Universal. 

ARGÉLIA VIA FRANÇA – A Rádio Argélia Internacional pode ser monitorada, às 1800, no Tempo Universal (ou seja, às 15h, no Horário de Brasília), em 13.815 kHz. Ela utiliza o transmissor de Issoundun, na França. No ano passado, a emissora chegou a ser escutada apresentando um boletim em espanhol e inglês, sempre de forma irregular. 

ARGENTINA VIA ESTADOS UNIDOS – O programa, em espanhol, da RAE – Argentina ao Mundo, vai ao ar, nas noites de segundas-feiras, às 23h, no Horário de Brasília, em 5.800 kHz, via Rádio Miami Internacional. Ele é apresentado por Fernando Farias. Recordamos, ainda, que o programa, em português, da RAE – Argentina ao Mundo, vai ao ar, nas noites de terças-feiras, às 23h, no Horário de Brasília. A apresentação é de Julieta Galván e conta com um boletim, com as notícias do Brasil, na voz de Danilo Nonato.   

BRASIL EM ONDAS MÉDIAS – Na virada do sábado, 31 de julho de 2021, para o domingo, 1º de agosto de 2021, ocorreu um fato relevante no rádio gaúcho: as Rádios Gaúcha e Farroupilha desligaram seus transmissores de ondas médias para sempre. Ficaram mudas as frequências históricas de 600 e 680 kHz. Confira, aqui, o momento histórico. 

BRASIL VIA MADAGASCAR – O Programa Palavra Alegre está estudando incluir uma outra transmissão, em ondas curtas, para o Brasil. Atualmente, o programa é irradiado às 2100, no Tempo Universal, em 9.765 kHz, via transmissores da World Christian Broadcasting, em Madagascar. Nos sábados, vai ao ar um segmento de dexismo, apresentado por Danilo Nonato. 

BRASIL – A Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), continua com ótima performance de sintonia em sua tradicional frequência de 11.815 kHz. A emissora tem chegado, inclusive, na Europa, conforme monitoria feita em alguns receptores remotos. 

BRASIL – Você conhece o Canal do DX Clube do Brasil no Youtube? Nele, encontrarás vários áudios históricos. Um destes áudios é a identificação da Rádio Renascença. Trata-se de uma emissora católica de Portugal, que emitiu, em ondas curtas, em décadas passadas. Confira, aqui, a Rádio Renascença, em gravação feita por Antonio Ribeiro da Mota, em 1º de fevereiro de 1982. 

BRASIL – Em 1º de agosto, a Rádio Cultura, de Araraquara (SP), ligou o seu transmissor de ondas tropicais, na tradicional frequência de 3.365 kHz. Foi para acompanhar uma partida de futebol da Ferroviária. Muitos radioescutas notaram que, infelizmente, a emissora entrou no ar com um problema técnico, caracterizado por um áudio duplicado na mesma frequência. 

CONGO-BRAZZAVILLE – Desde 19 de julho, a Rádio Congo voltou a ser ouvida, em ondas curtas, em 6.115 kHz. Foi escutada, por Carlos Latuff, porr volta de 0600, no Tempo Universal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A Rádio Congo é a emissora estatal da República do Congo, também chamada de Congo-Brazzaville, para não confundir com a vizinha República Democrática do Congo, cuja capital é Kinshasa. Confira, aqui, a gravação que ele realizou. 

CORÉIA DO SUL – A Rádio Echo of Hope – VOH é uma emissora, operada pelo Serviço de Inteligência da Coréia do Sul, que transmite programas, em coreano, aos ouvintes da Coréia do Norte. O transmissor está localizado em Suwon-Osan. Nesta época do ano, a emissora tem chegado, aqui, em Porto Alegre (RS), em 4.885 kHz. Em 7 de agosto, captei a emissora, às 2053, no Tempo Universal (ou seja, às 17h53min, no Horário de Brasília), com sinal apenas razoável. Confira aqui. Em Itatiaiuçu (MG), Sérgio Partamian escutou a emissora, em 20 de de julho, às 2100, no Tempo Universal, em 6.250 kHz. Confira aqui.

ESPANHA – O Centro Emissor de Noblejas, da Rádio Exterior da Espanha, está completando 50 anos. Para comemorar a data, o programa Amigos de la Onda Corta realizou um especial, que foi ao ar em 15 de julho. No programa, o diretor da emissora, Antonio Buitrago, falou sobre a importância das ondas curtas, mesmo nos dias atuais. Indicamos a todos que ouçam o programa completo, clicando aqui

TURQUIA – A Voz da Turquia transmite em espanhol, à 0100, no Tempo Universal (ou seja, às 22h, no Horário de Brasília), em 9.870 kHz. A emissora é uma boa fonte de informações sobre o que ocorre na Ásia e Oriente Médio. Nas quartas-feiras, vai ao ar um programa em que são respondidas as cartas e informes de recepção remetidos à redação da emissora. A Voz da Turquia, mesmo em tempos de pandemia, continua enviando o tradicional cartão QSL impresso aos radioescutas. 

ZÂMBIA – Seguindo uma dica do Ian José da Silva, monitorei o encerramento de uma emissão diária, em inglês, da Voice of Hope África, no sábado, 31 de julho, às 2059, no Tempo Universal, ou seja, às 17h59min, no Horário de Brasília, aqui na Ponte de Pedra, em Porto Alegre (RS). A emissora transmite, entre 1600 e 2100, no Tempo Universal, em 6.065 kHz, com 100 kW, de Lusaka, na Zâmbia. Neste dia, não sofreu interferências da IRIB, que emite no mesmo canal, em pashto, com uma potência superior. Neste mesmo horário, a Voice of Hope África também utiliza a frequência de 4.965 kHz. Confira aqui.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.