Emissoras ampliam transmissões em ondas curtas para Rússia e Ucrânia

NOVOS HORÁRIOS – Em 27 de março de 2022, inicia um novo período de transmissões radiofônicas em ondas curtas, que é quando algumas emissoras internacionais trocam horários e frequências. Quer saber se alguma emissora internacional mudou seus horários e frequências? Acesse o site da HFCC, que é a entidade internacional que coordena a base de dados das transmissões internacionais de ondas curtas. Confira aqui

ARGENTINA VIA ESTADOS UNIDOS – A RAE – Argentina Ao Mundo transmite um programa semanal, em português, em ondas curtas. Vai ao ar nas noites de terças-feiras, às 23h, no Horário de Brasília, em 5.800 kHz, via Rádio Miami Internacional. 

ÁUSTRIA – A Rádio Áustria Internacional acrescentou outros horários em suas emissões, em alemão, para abordar o conflito na Ucrânia. Uma das transmissões vai ao ar, entre 1100 e 1200, no TU,  em 13.730 kHz, de segundas a sábados. A Rádio Áustria possui a tradicional emissão das 0600 às 0720, no TU, ou seja, entre 3h e 4h20min da madrugada no Horário de Brasília, em 6.155 kHz. Esta última emissão chega muito bem aqui no Brasil! 

BRASIL – Vinte e seis de fevereiro ficou marcado pela última edição do programa Encontro DX, irradiada pela Rádio Aparecida. O programa permaneceu no ar por 35 anos, 31 deles apresentado por Cassiano Macedo. Desde a metade de 2021, a Rádio Aparecida havia desligado seus transmissores de ondas médias e curtas, emitindo uma programação mais local, para Aparecida e região, em FM. 

BRASIL – No final do mês de fevereiro, a Rádio Aparecida deixou de transmitir o Programa Encontro DX. O Boletim das Ondas Curtas, produzido pelo DX Clube do Brasil, que foi levado ao ar por cerca de 15 anos, por aquela emissora, pode ser ouvido, desde dezembro de 2021, pela Rádio Casa, nos sábados, às 18h, no Horário de Brasília, em 5.900, 7.455 e 8.000 kHz. Nos domingos, ela vai ao ar, pela Rádio Araucária, às 15h e às 20h, no Horário de Brasília. 

BRASIL – Está no ar, esporadicamente, nos domingos, na frequência de 12.000 kHz, em 25 metros, a Rádio Transglobe. Trata-se de uma emissora livre, que transmite de algum lugar do Sul do Brasil, com potência reduzida, entre 14h às 17h, no Horário de Brasília. 

ESLOVÁQUIA VIA ESTADOS UNIDOS – A Rádio Miami Internacional anunciou que os programas, em espanhol, da Rádio Eslováquia Internacional vão ao ar, diariamente, a partir de 0130, no Tempo Universal, ou seja, a partir de 22h30min, no Horário de Brasília, pela sua frequência de 9.955 kHz. 

ESPANHA – Em 15 de março, a Rádio Exterior da Espanha completou 80 anos de atividades. A emissora postou reportagem em seu site destacando as transmissões em ondas curtas, principalmente quando ocorrem conflitos entre países, como é o caso, atualmente, entre Rússia e Ucrânia. Atualmente, a emissora emite em vários idiomas, inclusive em português para o Brasil. 

ESTADOS UNIDOS – A emissora religiosa norte-americana WBCQ anunciou que uma nova estação está no ar, desde 17 de março, em ondas curtas. Trata-se da Rádio Maria Bonita, pela frequência de 4.790 kHz. O objetivo da emissora é atingir os ouvintes do México e proximidades.

ESTADOS UNIDOS VIA ASCENSÃO – Em Medeiros (MG), Lourenço Cunha captou a emissão da Voz da América em bambara, que é uma língua falada no Mali. Ele captou a emissora, em 28 de fevereiro, às 2130, no TU, ou seja, às 18h30min, no Horário de Brasília, em 15.120 kHz, via transmissão localizado na Ilha de Ascensão, no Oceano Atlântico. 

ETIÓPIA – Em Fronteiras (PI), Ian José da Silva captou a Rádio Fana. Trata-se de uma emissora da Etiópia, que transmite desde a capital daquele país, em 6.110 kHz, nos idiomas oromo e amárico. O Ian ouviu a Rádio Fana em 2 de março, às 2004, no TU, ou seja, às 17h04min, no Horário de Brasília. 

JAPÃO VIA ESTADOS UNIDOSA partir de 27 de março, a NHK – Rádio Japão encerrará suas emissões, em espanhol, nas ondas curtas. Atualmente, elas são emitidas via Rádio Miami Internacional, em 5.985 kHz, às 0400 e às 1100, no Tempo Universal, ou seja, à uma hora da madrugada e às 08h, no Horário de Brasília. 

MONGÓLIA VIA ESTADOS UNIDOS – Desde 15 de março último, os programas em inglês da Voz da Mongólia passaram a ser levados ao ar também pela Rádio Miami Internacional. Eles são irradiados, de terças a sábados, a partir de 0130, no Tempo Universal, ou seja, a partir de 22h30min, no Horário de Brasília, em 5.800 kHz. 

REINO UNIDO – A propósito do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. A Internet, como sabemos, pode ser facilmente barrada por países, principalmente em tempos de guerra. Já o rádio de ondas curtas, não. Com a guerra na Ucrânia, é muito provável que o governo da Rússia tenha barrado o site da BBC de Londres. E o que esta organização fez? Reativou transmissões, em ondas curtas, em inglês, com o objetivo de chegar até os ouvintes daquela região. Ela transmite entre 1400 e 1600, no Tempo Universal, ou seja, entre 11h e 13h, no Horário de Brasília, em 15.735 kHz, utilizando um transmissor localizado em Wooferton, no Reino Unido, de 300 kW, de potência. A transmissão também chega aqui no Brasil. Em Unaí (MG), Uender Marques escutou a transmissão, padrão BBC de Londres, em 7 de março. Confira aqui

REINO UNIDO – A Rádio Ndarason Internacional é uma emissora que se dedica a informar e promover um discurso de paz para as pessoas afetadas pelas ações violentas do  grupo insurgente Boko Haram, que atua no Chade, no Centro Norte da África. Ela transmite em kanuri e também em francês, utilizando um transmissor sediado em Woofertton, no Reino Unido. A Rádio Ndarason International está no ar, entre 2000 e 030, no Tempo Universal, ou seja, entre 17h e 17h0min, no Horário de Brasília, em 12.040 kHz. 

TAIWAN – A Rádio Taiwan Internacional está fazendo uma enquete entre seus ouvintes. É muito importante que todos os ouvintes de ondas curtas participem e digam que escutam a emissora via receptor de rádio. Quem participar estará concorrendo a diversos brindes da emissora. Todos os detalhes você confere aqui

VATICANO – A Rádio Vaticano está completando 91 anos de atividades. A “Emissora do Papa” transmite em 40 idiomas. Ela realiza uma emissão, em língua portuguesa, com destino ao continente africano, às 2100, no Tempo Universal, ou seja, às 1800h, no Horário de Brasília, em 7.365 kHz. Tem ótima sintonia também aqui no Brasil. 

VIETNÃ – A programação, em espanhol, da Voz do Vietnã, que tem como destino a Europa, também pode ser captada, aqui, no Brasil. Ela vai ao ar, às 1800, no Tempo Universal, ou seja, às 15h, no Horário de Brasília, em 9.730 kHz. Em Unaí (MG), Uender Marques captou a emissora, em 13 de março, com sinal regular. Confira aqui

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Emissoras ampliam transmissões em ondas curtas para Rússia e Ucrânia”

  1. Pedro Araújo disse:

    Prezado

    Ontem, 21/03, as 23:30 em TU, registrei em 6090 Khz transmissão da rádio Antena 1.
    Sou de Bom Despacho MG. Um amigo do norte do RJ também registrou a transmissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.