Emissoras bolivianas

– Algumas emissoras bolivianas já são tradicionais nas ondas curtas. É o caso da Rádio Santa Cruz, que transmite desde Santa Cruz de la Sierra, em 6135 kHz. Em Terra de Areia (RS), Júlio César Pereira captou a emissora em 25 de julho, por volta de 2217, no TU, com sinal regular. Ele ouviu um programa jornalístico que abordava o tema corrupção.

– A respeito da nova emissora peruana que está sendo monitorada em 4920 kHz, Júlio César Pereira, de Terra de Areia (RS), destaca que pode ser a Rádio Voz del Pueblo de Santiago de Chuco. Inicialmente, alguns radioescutas a identificavam como Rádio Ecos del Alba.

– Outra emissora tradicional em ondas curtas, só que brasileira, é a Rádio evangélica Marumby, de Curitiba (PR). O Júlio César Pereira captou a emissora, também em 25 de julho, por volta de 2102, no TU, em 6080 kHz. O sinal era excelente, segundo ele. Ainda em relação a emissoras brasileiras, ele monitorou a Super Rádio Deus é Amor, em 6060 kHz, e a Rádio Evangelizar, em 6040 kHz.

– Recordamos que a Rádio Japão pode ser captada, apenas pela manhã, às 0900, no TU, emitindo em português, em 6195 kHz.

– E a KBS World Radio, da Coréia do Sul, pode ser captada, em espanhol, entre 0100 e 0200, no TU, em 9605 kHz. Esta emissora possui ótima sintonia aqui no Brasil!

 

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.