Emissoras brasileiras em OC

BRASIL – A Rádio Cultura, de Araraquara (SP), informa que a frequência de 3365 kHz está no ar apenas quando a emissora transmite os jogos da Ferroviária. O próximo jogo da equipe de Araraquara será em 19 ou 20 de setembro, contra o Nacional do Paraná, quando a Série D do Campeonato Brasileiro volta a ser disputada. As informações são do José Marques do Amaral, de Santa Cruz do Sul (RS). Vamos conferir! 

BRASIL – A Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), continua transmitindo sua programação em 6010 kHz, em 49 metros. Conforme o coordenador de Operações da emissora, Gleison Emilio Ferreira, a Inconfidência “está em processo de restauração dos transmissores de ondas curtas, o que irá melhorar a sua cobertura”. Ele respondeu a um relatório de recepção, enviado à emissora, recentemente, pelo José Marques do Amaral, de Santa Cruz do Sul (RS), com uma confirmação virtual (e-QSL). 

BRASIL – A Empresa Brasil de Comunicação realizou um pregão eletrônico para a compra de 10 transmissores de rádio. Deste total, dois são para ondas curtas da Rádio Nacional da Amazônia, cada um com potência de 100 kW. Conforme o Blog Radiolab, em maio passado, a EBC foi qualificada para o programa de privatizações do governo. Diante disso, o Blog perguntou: irá a EBC investir agora para, logo em seguida, ser privatizada? Fica a pergunta no ar!

BRASIL – Neste 8 de setembro, a Rádio Aparecida comemora 69 anos de atividades. Em nome do DX Clube do Brasil, agradecemos a parceria da emissora conosco, através de participação no programa Encontro DX, transmitido aos sábados, às 19h, no Horário de Brasília.  

TANZÂNIA – A Zanzibar Broadcasting Corporation, que é a emissora estatal da Tanzânia, emite entre 0327 e 0600, no Tempo Universal, ou seja, entre 00h27 e 03h da manhã, no Horário de Brasília, pela frequência de 6015 kHz. Tem regular sintonia, aqui no Sul do Brasil, conforme constatou o Carlos Latuff, aqui em Porto Alegre (RS), em 26 de agosto. 

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.