Emissoras livres são captadas em ondas curtas

BRASIL – A cada dia que passa, emissoras estatais e comerciais estão deixando de transmitir em ondas curtas. Assim aconteceu, por exemplo, com a  RDP – Rádio Portugal, que era a emissora estatal do governo português, bem como com a Rádio Bandeirantes, uma emissora comercial brasileira que possuía longa tradição em manter três frequências de ondas curtas ativas. A tendência é de que, cada vez mais, um maior número de estações optem por acabar com suas transmissões em ondas curtas. Ao mesmo tempo, nos últimos meses, surgiram emissoras experimentais ou “frees” , cujo objetivo é manter um conteúdo interessante para os ouvintes de ondas curtas, sem interesse comercial. Todas elas transmitem com uma potência de, no máximo, 1 kW, levando ao ar uma programação eminentemente musical. Atualmente, são identificadas seis emissoras “frees”, que transmitem em ondas curtas. São elas: a Rádio Casa, de Amparo (SP), que transmite, diariamente, em 5.900 e 7455 kHz; a Rádio Porteira, de Ouro Fino (MG), com transmissões nos sábados e domingos, em 6.205 kHz; a Rádio Brasil Livre, de algum lugar do Sul de Minas Gerais, retransmitindo, diariamente a Rádio A Máquina do Rock, em 6.320 kHz; a Rádio Free Amazônia, de algum lugar do Estado do Pará, emitindo em 6.305 kHz; a Rádio Cidade Shortwave, emitindo de algum lugar do Estado do Maranhão, diariamente, entre 10h e 23h, no Horário de Brasília, em 11.510 kHz; e a Rádio Transglobe, transmitindo de algum lugar do Sul do Brasil, em 12.000 kHz, nos sábados, entre 14h e 17h, no Horário de Brasília, e nos domingos, das 9h às 12h e das 14h às 17h, também no Horário de Brasília. 

BRASIL – Nos primeiros dias de fevereiro, a Rádio Aparecida, de Aparecida (SP), foi escutada em 6.135 kHz. Ao mesmo tempo, esteve ausente, em 9630 kHz. 

BRASIL – A Rádio Clube do Pará, de Belém (PA), que transmite em 4.885 kHz, tem boa performance de sintonia, em várias partes do país e do mundo, nesta frequência. 

BRASIL – Três emissoras brasileiras que transmitem na faixa de 60 metros estão inativas. São elas: a Rádio Congonhas, de Congonhas (MG), em 4.775; Rádio Relógio, do Rio de Janeiro (RJ), em 4.905; e Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), em 4985 kHz. 

BRASIL EM ONDAS MÉDIAS – A antena RGP3 – Light é uma ferramenta útil para quem deseja fazer boas escutas em ondas médias. Ao colocá-la próxima ao receptor, percebe-se um excelente ganho no sinal recebido de uma estação distante. Confira, neste vídeo, um teste que fiz com a RGP3 – Light que adquiri, recentemente, do Ponto do Rádio, no Mercado Livre. Foi em 4 de fevereiro, às 13h08min, no Horário de Brasília, em 550 kHz. Percebi um reforço significativo ao captar, nesta frequência, a Rádio Santa Cruz AM, de Santa Cruz do Sul (RS), distante 121 quilômetros de Porto Alegre (RS). 

CLANDESTINA VIA FRANÇA – Uma nova transmissão, classificada como clandestina, foi captada por Jorge Freitas, em Feira de Santana (BA), em 7 de fevereiro. Trata-se da Dimtse Tigray, que emite entre 1500 e 1700, no Tempo Universal, em 15.160 kHz, utilizando o retransmissor de Issoundun, na França. A emissão, em tigrinya, tem como destino o leste da África (Etiópia e região). 

ESTADOS UNIDOS – Desde 1º de fevereiro, a programação em espanhol da Rádio KVOH – La Voz de Esperanza está sendo transmitida entre 0100 e 0200, no Tempo Universal, ou seja, entre 22h e 23h, no Horário de Brasília, em 9.975 kHz. O programa Frecuencia Al Dia, comandado por Dino Bloise, vai ao ar, nos domingos universais, às 0100. 

ESTADOS UNIDOS – A Rádio Marti foi fundada, na Década de 1980, para transmitir programação política para a população de Cuba. Durante estes 36 anos de atividades, poucas vezes parei para ouvir a sua programação que é, em grande parte, feita com apelo político. Há algum tempo, deparei-me com um excelente programa musical da emissora, o Post Moderno. O apresentador Joe Cardona fala de algum artista ou banda e apresenta uma excelente playlist. Em 1º de novembro de 2020, ele fez um excelente programa sobre a história da The Allman Brothers Band. A emissora incentiva o trabalho de monitoria dos dexistas, enviando a eles o tradicional cartão de confirmação QSL. Eu enviei um informe de sintonia para a emissora e recebi o tradicional cartão QSL pelo correio normal. Confira ele aqui. O programa Post Moderno vai ao ar às 0305, no Tempo Universal, nos domingos, nas várias frequências da Rádio Marti. 

FILIPINAS – A FEBC (Far East Broadcasting Company) é uma emissora internacional evangélica cristã. De Bocaue, nas Filipinas, transmite programação no dialeto do povo Minangkabau, um grupo nativo da Sumatra Ocidental, na Indonésia, entre 0930 e 1000, no Tempo Universal (entre 6h30min e 7h, no Horário de Brasília), em 15.420 kHz. Em Unaí (MG), Uender Marques captou a emissora, em 28 de janeiro, às 6h38min, no Horário de Brasília, com bom sinal. Confira aqui

NOVA ZELÂNDIA – A Rádio Nova Zelândia possui uma tradicional emissão, em inglês, para a Oceania, entre 1959 e 2258, no Tempo Universal, em 13.840 kHz. Em 4 de fevereiro, foi monitorada, em Unaí (MG), pelo Uender Marques, às 2035, no TU. Confira aqui. Outra frequência da emissora é 11.725 kHz, onde está no ar, entre 0559 e 0958, no TU. Foi monitorada, em Itatiba (SP), pelo Ulysses Galetti, em 6 de fevereiro, às 0932, no TU. Confira aqui

TAILÂNDIA – A Rádio Tailândia Internacional possui ótima sintonia, aqui no Brasil, transmitindo em inglês, em 17.640 kHz. Em 7 de fevereiro, Ulysses A. Galetti captou a emissora, em Itatiba (SP), às 0539, no Tempo Universal (2h39min, no Horário de Brasília). Confira, aqui, o vídeo que ele realizou.  

TAIWAN – A Rádio Taiwan Internacional informa que os correios de Taipei estão fechados, enquanto durar a pandemia do coronavírus. Por isso, não está enviando o cartão QSL de confirmação aos ouvintes. Todos os relatórios enviados para a emissora estão sendo armazenados para serem respondidos quando os correios normalizarem o atendimento. 

TURQUIA – A transmissão em francês da Voz da Turquia, que tem como destino o continente africano, possui ótima sintonia aqui no Brasil. Ela vai ao ar, às 2030, no Tempo Universal, ou seja, às 17h30min, no Horário de Brasília, em 9.625 kHz. Confira, aqui, um trecho que gravamos, aqui em Porto Alegre, da emissão que foi irradiada em 30 de janeiro. Lembramos que a emissora prossegue enviando aos seus ouvintes o tradicional cartão QSL de confirmação pelo correio normal. 

VIETNÃ – A Voz do Vietnã transmite em espanhol, todos os dias, entre 2100 e 2130, no Tempo Universal, ou seja, das 18h às 18h30min, no Horário de Brasília, em 7.280 e 9.730 kHz. Recordamos que as transmissões são destinadas ao continente europeu. Portanto, escutar a emissora, aqui no Brasil, em espanhol, é um bom DX.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

2 comentários em “Emissoras livres são captadas em ondas curtas”

  1. Michel Viani disse:

    Parabéns Célio por sua valiosa contribuição com o Dexismo e o hobby do rádio! Suas contribuições são sempre muito importantes para quem busca informação precisa sobre o mundo das Ondas Curtas, obrigado!

  2. QSL do Brasil disse:

    Gostei dos comentários,espero mais notícias assim,muito bom.

    QSL do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.