Informações das Coréias

# Em Porto Alegre (RS), fazendo monitoria de estações de ondas curtas à beira da Orla do Rio Guaíba, Carlos Latuff captou, em 23 de março, por volta de 0938, no Tempo Universal, a Rádio Nova Zelândia, pela frequência de 7330 kHz. A transmissão da emissora ocorre sempre entre 0759 e 1258, no TU, com destino ao Oeste da Oceania.

# A programação em espanhol da KBS World Radio, da Coréia do Sul, pode ser facilmente monitorada aqui no Brasil. A emissora transmite neste idioma, entre 1100 e 1200, no Tempo Universal, em 11795 kHz. A transmissão que vai ao ar nos domingos é bem musical, com a tradicional K-pop, que é um gênero musical originado naquele país, que se caracteriza por uma grande variedade de elementos audiovisuais.

# Em 24 de março, fizemos monitoria de emissoras, aqui em Porto Alegre, na Orla do Rio Guaíba, ao amanhecer. Uma das emissoras que captamos é a Rádio PBS Pyongyang Pansong, que transmite da localidade de Kanggye, na Coréia do Norte. A emissão que captamos é de um programa musical, com algo parecido a músicas clássicas e marchas militares.

Começou a ouvir rádio ainda garoto e nunca mais se desligou dele. Na década de 1980 descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa de programas de ondas curtas das rádios Aparecida, Transmundial e Caros Ouvintes. –

Deixe uma resposta