Mali em ondas curtas


  • Em recente período de férias, no Norte do estado do Espírito Santo, eu pude comprovar a boa sintonia de algumas emissoras internacionais. Uma delas é a RTV du Mali, que transmite de Bamaco, capital daquele país africano, pela frequência de 5995 kHz. O sinal da emissora chega sempre ao entardecer brasileiro, especialmente após às 2030, no TU.
  • Na Sexta-feira Santa, 19 de abril, também captamos outra emissora africana no Norte do Espírito Santo. Trata-se da Rádio Nacional de Angola. O sinal da emissora chegou com regular sintonia às 2300, no TU, quando era levado ao ar um programa musical e o Jornal da Meia Noite, em 4950 kHz.
  • A Rádio Fana é uma tradicional emissora de ondas curtas que transmite desde Adis Abeba, na Etiópia. Em 18 de abril, captamos a emissora, por volta de 2055, no TU, em 6110 kHz, em Pancas, no Espírito Santo.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

2 comentários em “Mali em ondas curtas”

  1. Célio Romais disse:

    Salve, Clovis! A frequência é 4950 kHz. Já mudamos!

  2. Clovis da Costa Bezerra disse:

    Faltou a frequência da Rádio Nacional de Angola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.