Morreu locutor que narrou chegada do Homem à Lua

– Morreu em 6 de março, em Washington, nos Estados Unidos, o jornalista Pedro Kattah. Durante muitos anos, ele trabalhou no Serviço Brasileiro da Voz da América. Figura importante do Rádio Internacional, Pedro transmitiu para o Brasil toda a epopeia da Missão Apolo, que levou o Homem à Lua, no final da Década de 1960. Pedro Kattah era de Belo Horizonte e na Voz da América ocupou o cargo de Sub-Chefe da Seção Brasileira. Também foi produtor e apresentador de diversas atrações, entre elas a série “A Conquista do Espaço”. Recorde Pedro Kattah relatando a chegada do Homem à Lua clicando aqui.

– A Rádio RB2, de Curitiba (PR), está transmitindo os jogos do Campeonato Paranaense de futebol. Em 6 de março, Lenildo da Silva ouviu a estação, por volta de 17h40min, no horário de Brasília, em 11935 kHz, quando a emissora levava ao ar a partida entre Atlético-PR x Londrina.

– O Lenildo da Silva também informa que a Rádio Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP), está novamente fora do ar em 4825 kHz, após ter retornado a essa frequência por um breve período.

– Desde Areia Branca (RN), Léo Andrade destaca que monitorou a transmissão em português da RAE – Radio Difusão Argentina para o Esterior, em 15345 kHz, que vai de 1200 às 1300, no Tempo Universal. Segundo ele, a qualidade do áudio é baixa e débil. A emissora deve estar enfrentando problemas técnicos, de acordo com o Léo Andrade.

– Tem chegado muito bem aqui no Brasil a Rádio Exterior da Espanha (REE) em 15390 kHz. O sinal é excelente em Areia Branca (RN), por volta das 1900, no TU. Nesta frequência, a emissora pode ser monitorada, de segundas a sextas-feiras entre 1900 e 2300, no TU.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.