Na sintonia da Mongólia

* Todos os sábados, a partir das 19h, na Hora Oficial de Brasília, o DX Clube do Brasil apresenta um boletim de notícias do mundo das ondas curtas no programa Encontro DX, pela Rádio Aparecida, de Aparecida do Norte (SP). Acompanhe pelas frequências da estação católica, principalmente em 6135 kHz, na faixa de 49 metros, que possui ótima recepção nesta época do ano em diversas partes do país. #FiqueEmCasa

ONDAS MÉDIAS 

– Vamos recordar que a Rádio Nacional do Paraguai, de Assunção, possui ótima sintonia, nas noites e madrugadas, em sua tradicional frequência de 920 kHz. Vamos repetir a frequência: 920 kHz. Em notícias anteriores, por equívoco, escrevemos 930 kHz (corrigimos). Na verdade, 930 kHz é a frequência da Rádio Monte Carlo, de Montevidéu, no Uruguai. Lembrando que tais emissoras de ondas médias são boas fontes de informações sobre a pandemia do coronavírus em países vizinhos. 

ONDAS CURTAS 

– No dia 31 de maio, a Rádio Globo, de São Paulo (SP), deixa de existir. A emissora já não transmitia na tradicional frequência de 1100 kHz, em AM, desde fevereiro. Ultimamente, era escutada apenas em FM, em 94,1 MHz. Triste fim para uma emissora que fez história na radiodifusão brasileira! Ela transmitiu, em ondas curtas, nas Décadas de 1960 e 1970, nas faixas de 31 e 49 metros.

– Desde São Paulo (SP), Alex Costa informa que a Rádio Bandeirantes acaba de devolver ao Governo Federal suas três frequências de ondas curtas, a saber: 6090, 9645 e 11925 kHz. Quando esteve à frente da administração da emissora, o empresário João Jorge Saad fazia questão de mostrar zelo e apreço pelas ondas curtas, numa época em que a Internet não existia. Ele faleceu em 1999 e seus sucessores mantiveram as frequências de ondas curtas até 2016. 

– Desde São Bernardo do Campo (SP), Rudolf Walter Grimm informa que a Rádio Nova Zelândia tem regular sintonia, aqui no Brasil, entre 18h e 19h, na hora oficial de Brasília, em 13840 kHz. Da mesma forma, a emissora da Oceania pode ser escutada, ao amanhecer, aqui na América do Sul, em 5945 kHz. Aqui em Porto Alegre, captamos a Rádio Nova Zelândia, por volta de 17h30min, na hora oficial de Brasília, em 11725 kHz, em 5 de maio. 

– A transmissão em língua inglesa da Voz da Mongólia tem ótima sintonia no Sudeste brasileiro. A emissão ocorre entre 6h e 6h30min, na Hora Oficial de Brasília, em 12085 kHz. A constatação e monitoria é do Lourenço Cunha Lana, que reside no Rio de Janeiro (RJ). Boas escutas a todos! #FiqueEmCasa

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

4 comentários em “Na sintonia da Mongólia”

  1. Oziel disse:

    Poderia ter alguém ou outiridades lutando para as rádios brasileiras voltarem a operar em ondas curtas, já que o AM mataram…ouvir rádio pela internet nunca será igual como pelo receptor.

  2. Célio Romais disse:

    Devidamente corrigido o erro de digitação.

  3. Ah, também tenho escutado a Voz da Mongólia em 12085kHz a partir das 0900UTC.

  4. Apesar de já ter um bom tempo que a Bandeirantes não transmite em ondas curtas, é triste saber que ela entregou estas frequências. A frequência da RNZI (ou Radio New Zealand Pacific) é 11725kHz e não 11730kHz como está no texto. As vezes, a gente escuta com o filtro largo e acaba anotando a frequência errada. Já escutei a Radio New Zealand em 5945kHz aqui em Terra de Areia-RS. 73!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.