Na sintonia das ondas curtas

– Recordamos que, em 1º de abril, a Rádio Taiwán Internacional encerrará o serviço de transmissão em ondas curtas. A estação irá utilizar a Internet como meio de propagação de sua programação. Os programas em Espanhol serão os primeiros a serem suprimidos.

– Desde Curitiba (PR), Julio Cesar Pereira destaca a sintonia da Rádio Roraima, que emite desde Boa Vista, capital de Roraima, pela frequência de 4875 kHz. Ele ouviu a emissora em 8 de março, por volta de 0248, no TU, quando era irradiado futebol! Na mesma data, um pouco mais cedo, ele captou a Rádio Educação Rural, de Tefé (AM), em 4925 kHz. Esta emissora também transmitia futebol!

– Desde Xavantina (SC), Márcio Molossi destaca a boa performance de uma interesse emissora da África do Sul. Trata-se da Rádio Sonder Greense, que transmite na faixa de 90 metros, na frequência de 3320 kHz. A emissora transmitia uma boa programação musical e tem boa sintonia a partir do entardecer brasileiro! Confira!

– Desde Nova Xavantina (MS), Daniel Wyllyans fez uma monitoria completa das emissoras brasileiras que ainda emitem na faixa de 31 metros. Ele conseguiu captar as seguintes emissoras: Rádio Marumby, Super Rede Boa Vontade, Super Rádio Deus Vontade Amor, Rádio Aparecida, Rádio Voz Missionária, Rádio Canção Nova, Rádio Evagelizar, 9 de Julho e Observatório Nacional. Portanto, somente o Observatório Nacional é a estação que não é de cunho religioso nesta faixa.

– A Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte (MG), faz testes em sua frequência de 5970 kHz, na faixa de 49 metros. A Emissora foi monitorada, em São Luiz do Paraitinga (SP), pelo Antônio Ribeiro da Mota, em 23 de fevereiro, por volta de 1100, no Tempo Universal. No entanto, nos dias seguintes, não foi mais captada. Desde Unaí (MG), Uender Marques informa que entrou em contato com a emissora e recebeu, como resposta, que estão fazendo testes para o devido retorno em ondas curtas programado para os próximos dias!

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.