Notícias da Rádio Inconfidência e muito mais

LEMBRETERecordamos que, em 29 de março passado, iniciou novo período radiofônico em ondas curtas. Muitas emissoras internacionais mudaram horários e frequências. Confira todos os horários aqui.  

ÁUSTRIAA Rádio Áustria Internacional voltou a enviar, aos ouvintes e radioescutas, um cartão QSL eletrônico. A emissora pode ser ouvida, no idioma alemão, em 6.155 kHz, a partir de 0710, no Tempo Universal, ou seja, a partir de 04h10min, nas madrugadas brasileiras. 

BRASIL – A Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), segue tendo boa performance de sintonia, nos últimos dias, em 15.190 kHz, na faixa de 19 metros. Aliás, é a única estação brasileira que ainda transmite em 19 metros. Nos domingos, a programação que vai ao ar, neste canal, é a mesma da emissora de FM da Inconfidência, conhecida como “A Brasileiríssima”. A emissora também envia a todos um cartão QSL. Ouça e escreva para a emissora, antes que seja tarde! Confira, aqui, um trecho que eu gravei, aqui em Porto Alegre (RS), da Inconfidência, em 17 de abril, com o apresentador Everton Gontijo encerrando um programa musical. 

BRASILNo último dia 15 de abril, a Rádio Araucária completou um ano no ar. Ela transmite, de algum lugar do Sul do Brasil, em 9.290 kHz, no horário comercial brasileiro, com potência reduzida. 

BRASIL – A emissora do Observatório Nacional, do Rio de Janeiro (RJ), está de volta na frequência de 10.000 kHz desde o último dia 18 de abril. Em Unaí (MG), Uender Marques constatou o retorno da emissora. Confira aqui. Já em Lorena (SP), Pedro Machado de Castro também monitorou a emissora, mas com uma interessante observação: ao fundo, chegava o sinal da emissora de sinal horário da China. 

BRASIL – Em breve, o Boletim das Ondas Curtas do DX Clube do Brasil terá um cartão QSL eletrônico e também impresso. 

CHINA – Dentre as estações consideradas exóticas, as de sinais horários possivelmente são as mais ouvidas pelos radioescutas e dexistas. Aquela identificação característica de voz e código são inconfundíveis em meio aos ruídos característicos das bandas de ondas curtas. Em Mairiporã (SP), a estação chinesa BPM Xian tem sido monitorada, pelo Sérgio Partamian, durante o turno da tarde, em 10.000 kHz. Confira, aqui, trecho que ele gravou desta emissora, em 1º de abril, às 1959, no Tempo Universal, ou seja, às 16h59min, no Horário de Brasília. 

CORÉIA DO NORTECarlos Latuff é um chargista que reside, aqui em Porto Alegre (RS). Ele também é um dexista e radioescuta. Seu foco de interesse é ouvir estações de países que estão em embates políticos e outros conflitos. É o caso, por exemplo, da Coréia do Norte. Ele tem escutado a Voz da Coréia, que é a antiga Rádio Pyongyang. Nesta época do ano, esta emissora tem chegado, aqui no Sul do Brasil, com bom sinal, em 15.245 kHz. Em 17 de abril, o Latuff ouviu a emissão, em inglês, desta emissora, às 2100, no Tempo Universal, ou seja, às 18h, no Horário de Brasília. Confira aqui. Confira, também aqui, outra gravação que ele fez em 5 de abril. 

CORÉIA DO NORTE – Ainda sobre a Voz da Coréia, a emissão, em espanhol, para a Europa, que é irradiada também em 15.245 kHz, pode ser ouvida, aqui no Brasil às 1900, no Tempo Universal, ou seja, às 15h, no Horário de Brasília. 

ESPANHA – As transmissões, em língua portuguesa, da Rádio Exterior da Espanha vão ao ar, de segundas a sextas-feiras, às 2300, no Tempo Universal, ou seja, às 20h, no Horário de Brasília, em 11.940 kHz. 

ESPANHA – A Rádio Exterior da Espanha faz uma transmissão semanal no interessante idioma sefardi, que é uma língua também conhecida como judeu-espanhol ou ladino. Os sefarditas descendem de judeus que habitavam a Península Ibérica na Idade Média. O programa em sefardi vai ao ar, nos domingos, às 2130, no Tempo Universal, ou seja, às 18h30min, no Horário de Brasília, em 11.940 kHz. Conforme Alex Costa Oliveira, de São Paulo (SP), há uma repetição do programa, nas terças-feiras, entre 2200 e 2230, no Tempo Universal, pela mesma frequência. 

ESTADOS UNIDOS – Rádio Free América Latina é um novo programa que vai ao ar, pela Rádio Miami Internacional, em espanhol. É irradiado, nas sextas-feiras universais, ou seja, às 21h, no Horário de Brasília, em 9.955 kHz. 

ESTADOS UNIDOS VIA BOTSUANAA Voz da América está transmitindo, em português, a Liga Africana de Basquete, em duas frequências de ondas curtas. A transmissão tem a locução de comunicadores de emissoras parceiras nos países africanos. Em 9 de abril, eu ouvi a apresentadora Ana Guedes anunciar, durante a emissão regular da emissora, que seriam usadas as frequências de 6.195 e 15.580 kHz. No entanto, ela anunciou os jogos nos horários da África e não no Tempo Universal. Em 15 de abril, Ulysses Galetti acompanhou uma destas transmissões, em Itatiba (SP), às 2200, no Tempo Universal, ou seja, às 19h, no Horário de Brasília, em 6.195 kHz. 

FILIPINAS – A Rádio Filipinas envia um cartão QSL eletrônico a todos os ouvintes. Eu enviei um informe de recepção, confeccionado em inglês, e obtive a confirmação em apenas um dia. No e-mail que recebi, eles informaram que em breve vão despachar um cartão QSL pelo correio tradicional. 

HOLANDA VIA ALEMANHA – Em Unaí (MG), Uender Marques monitorou, em 9 de abril, uma transmissão da Mighty KBC. Foi à 0138, no Tempo Universal, ou seja, às 22h38min, no Horário de Brasília, em 5.960 kHz. Trata-se de uma emissora europeia, que transmite sua programação, nos domingos universais, entre 0000 e 0200, no Tempo Universal, ou seja, entre 21h e 23h, nos sábados, aqui no Brasil. Usa um transmissor alemão, de Nauen, na frequência de 5.960 kHz, com uma potência muito reduzida. Confira aqui

JAPÃO – Em Mairiporã (SP), Sérgio Partamian captou uma interessante transmissão em 8 de abril. Ele ouviu e gravou a emissora doméstica Rádio Nikkei 2, de Nagara, no Japão, em 6.115 kHz, por volta de 0859, no Tempo Universal, ou seja, às 5h59min, no Horário de Brasília. Confira aqui

ROMÊNIA – Tem boa sintonia, aqui no Brasil, a transmissão, em espanhol, para a Europa, da Rádio Romênia Internacional. Ela vai ao ar às 1900, no Tempo Universal, ou seja, às 16h, no Horário de Brasília, em 11.850 kHz. 

ROMÊNIA – Confira o esquema completo das transmissões, em espanhol, da Rádio Romênia Internacional. Transmite às 1900, no Tempo Universal, ou seja, às 16h, no Horário de Brasília, em 9.610 e 11.850 kHz; às 2300, no TU, ou seja, às 20h, Horário de Brasília, em 9.700, 9.760, 11.650 e 11.800 kHz; por último, às 0200, no TU, ou seja, às 23h, no Horário de Brasília, em 9.440, 9.700, 11.780 e 11.945 kHz. 

SRI LANKAO Sri Lanka é um país insular, cujo território não possui fronteiras terrestres, situado no Oceano Índico. Segundo o dexista cingalês Victor Goonetilleke, aquele país asiático enfrenta, nos últimos tempos, diversas dificuldades, como a falta de energia e de água. Em 2 de abril, escutei e gravei aqui na Ponte de Pedra, em Porto Alegre (RS), a Sri Lanka Broadcasting Corporation, por volta de 1800, no Tempo Universal, em 11.750 kHz. Se o país está nesta situação e mantém sua emissora de ondas curtas no ar é porque o rádio ainda é muito importante lá. 

UCRÂNIA VIA ESTADOS UNIDOS – Sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, a Rádio Miami Internacional passou a levar ao ar, programas em ucraniano, da Rádio Ucrânia Internacional. Eles vão ao ar, às 0500, no Tempo Universal, ou seja, às 2h da madrugada brasileira, em 7.730 kHz. Também há um pequeno noticiário, em inglês, nesta emissão. 

VATICANO – A Rádio Vaticano tem feito transmissões especiais, em ondas curtas, para a Rússia e a Ucrânia. Em 28 de março, Carlos Latuff sintonizou e gravou, em Porto Alegre (RS), uma destas emissões, às 0449, no Tempo Universal, ou seja, à 1h49min da madrugada brasileira, em 9.705 kHz. Confira aqui

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Notícias da Rádio Inconfidência e muito mais”

  1. Sergifran Gomes Goncalves disse:

    Boa tarde.

    Qual seria o e-mail da rádio Philipinas por favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.