Notícias da Rádio Nova Zelândia

BRASIL – Fazendo uma monitoria de emissoras brasileiras que ainda emitem em ondas curtas, Uender Marques, de Unaí (MG), constatou que a Super Rede Boa Vontade de Rádio, de Porto Alegre (RS), permanece ativa em 9.550 kHz. Já na frequência de 9.820 kHz, está no ar, a emissora católica Rádio Nove de Julho, de São Paulo (SP). Confira vídeo que ele fez aqui.

BRASILA Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), prossegue tendo boa performance de sintonia, em 15.190 kHz, na faixa de 19 metros. Recordamos que ela também envia a todos um cartão QSL. Ouça e escreva para a emissora!  

BRASILA Rádio Saturno é uma emissora brasileira free ou livre que transmite, com baixa potência, em ondas curtas. Ela está 24 horas no ar, em 6.150 kHz. 

BRASIL – Em 120 dias, a emissora religiosa brasileira Voz Missionária, de Camboriú (SC), vai estar transmitindo, novamente, na faixa de 25 metros. No momento, a emissora está adquirindo um novo transmissor para utilizar nesta faixa de ondas curtas. 

BRASIL VIA MADAGASCAR – O Programa Palavra Alegre remete a todos os ouvintes um cartão QSL impresso. Ele é transmitido, todos os dias, a partir de 2100, no Tempo Universal, em 9.765 kHz, via transmissor da World Christian Broadcasting, em Madagascar. Recentemente, o programa aumentou em mais uma hora a sua transmissão. Nos sábados, vai ao ar um segmento de dexismo, apresentado por Danilo Nonato. 

CORÉIA DO NORTE – Nas últimas semanas, informações vindas da Coréia do Norte dão conta de que a pandemia do coronavírus aumentou muito naquele país asiático. A Coréia do Norte é, seguramente, o país mais fechado do mundo e uma das poucas fontes de informações sobre ele é a emissora estatal Voz da Coréia. A emissora está presente, em ondas curtas, transmitindo inclusive em espanhol. Carlos Latuff acompanhou, em Porto Alegre, em 23 de maio, o boletim de notícias da emissora, em inglês, enfocando, justamente, o combate à pandemia. Foi às 2100, no Tempo Universal, ou seja, às 18h, no Horário de Brasília, em 15.245 kHz. Confira aqui

ESTADOS UNIDOSA PAB (Pan American Broadcasting) – Radio Africa é uma emissora que transmite programas religiosos, em inglês, com destino a todo continente africano, via Rádio Miami Internacional, usando o transmissor, de 100 kW, localizado em Okeechobee. Interessante que ela emite em 21.525 kHz, que é uma frequência que não está presente em todos os receptores de rádio. Em Unaí (MG), Uender Marques captou a emissora, em 16 de maio, às 1930, no TU, ou seja, às 16h30min, no Horário de Brasília. Confira aqui

ESTADOS UNIDOS – A Radio Free Asia anunciou o sexto desenho de uma série de cartões QSLs intitulado “Pioneiros do Rádio”. Ele homenageia o canadense Reginald Fessenden, que obteve várias patentes como inventor na área do rádio. Ela aceita relatórios de recepção em inglês. 

ESTADOS UNIDOS VIA VATICANO – A Voz da América transmite, em português, para a África, diariamente, às 1700, no Tempo Universal, ou seja, às 14h, no Horário de Brasília, em 12.080 e 17.655 kHz. Utiliza um retransmissor da Rádio Vaticano. 

NOVA ZELÂNDIA – A Rádio Nova Zelândia vai adquirir um novo transmissor de ondas curtas. Para aquele país, as ondas curtas desempenham papel importante nas comunicações, uma vez que possui extenso território.  Em Unaí (MG), Uender Marques, conseguiu uma recepção perfeita da Rádio Nova Zelândia. Foi em 14 de maio, às 1948, no Tempo Universal, em 11.725 kHz. Lembrando que esta frequência é utilizada pela Rádio Nova Zelândia, nos sábados, a partir de 1859, no Tempo Universal, ou seja, a partir de 15h59min, no Horário de Brasília. Confira aqui

REINO DE ESSUATÍNI – A Rádio Transmundial, sediada em São Paulo (SP), já não transmite mais em ondas curtas. No entanto, você poderá ouvir a Transmundial localizada no Reino de Essuatíni, que é a antiga Suazilândia. Ela transmite programas em português para Angola e Moçambique que podem ser monitorados aqui no Brasil. Nesta época, é boa a sintonia da emissora, por volta de 1830, no Tempo Universal, ou seja, às 16h30min, no Horário de Brasília, em 7.410 kHz. Escutei, recentemente, um interessante programa. Ele era totalmente dedicado a integrantes das Forças Armadas e das polícias militares dos países de fala portuguesa na África.

ROMÊNIA – Neste período radiofônico, a transmissão, em espanhol, da Rádio Romênia Internacional, com destino ao continente europeu, tem regular sintonia, aqui, no Brasil. Ela vai ao ar, às 1900, no Tempo Universal, ou seja, às 16h, no Horário de Brasília, em 11.850 kHz. Em 24 de maio, João Silva acompanhou o início da emissão, em Imperatriz (MA). 

TURQUIA – A transmissão, em francês, da Voz da Turquia, que vai ao ar, às 1930, no tempo universal, ou seja, às 16h30min, no Horário de Brasília, tem ótima sintonia, aqui no Brasil, em 9.880 kHz.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.