Novo período de emissões a partir de 31 de outubro

ATENÇÃO PARA NOVOS HORÁRIOS –  No dia 31 de outubro, entrou, em vigência, um novo período de transmissões radiofônicas. Com isso, várias emissoras mudaram seus horários e frequências. Todas as informações você pode conferir no site da HFCC, que é a entidade internacional que coordena a base de dados das transmissões internacionais de ondas curtas.  Confira aqui

BRASILNo dia 17 de outubro, o DX Clube do Brasil comemorou 40 anos de atividades. O Clube foi criado, em São Carlos (SP), por Samuel Cássio Martins e Márcio Ferreira Bertoldi. Nestas quatro décadas, tornou-se referência no dexismo e na divulgação das ondas curtas no Brasil e no mundo. Primeiramente, como DX Clube Paulista, e, mais tarde, como DX Clube do Brasil, o Clube compartilhou escutas, notícias, dicas técnicas e promoveu muita amizade ao publicar, durante muitos anos, o boletim impresso Atividade DX. Nos dias atuais, na era das redes sociais, o Clube mantém, por exemplo, o grupo Radioescutas. Preserva também este site, onde são disponibilizados artigos e notícias. Vida longa ao DX Clube do Brasil!

BRASILO DX Clube do Brasil possui um Canal, no Youtube, onde são disponibilizados antigos programas que fizeram história nas ondas curtas. Um destes áudios apresenta o sinal de identificação e o início de uma emissão, em espanhol, da Rádio Budapest, da Hungria. Ele foi gravado, preservado e, agora, disponibilizado pelo Antônio Ribeiro da Motta. A gravação é do ano de 1979 e a Rádio Budapest, já há algum tempo, não existe mais, nas ondas curtas. 

CLANDESTINA VIA FRANÇA – Em 21 de outubro, Carlos Latuff captou, aqui em Porto Alegre (RS), a Dimtse Woyane Tigray International. Trata-se de uma emissora que emite programas para o povo tigrinio, que habita o norte da Etiópia. Ele ouviu a emissora, às 1657, no TU, ou seja, às 13h57, no Horário de Brasília, em 17.750 kHz. Este programa usa o retransmissor francês de Issoundun, que tem potência de 250 kW. Confira aqui

CLANDESTINA VIA FRANÇA – É do retransmissor de Issoundun, na França, que originam as emissões da Raadiyyoni Dirree Shaggar. A emissora foi captada, em Unaí (MG), pelo Uender Marques, em 23 de outubro, com programação em idioma oromo para a África Oriental. A sintonia ocorreu na frequência de 15.415 kHz, às 1618, no Tempo Universal, ou seja, às 13h18min, no Horário de Brasília. Confira aqui

CORÉIA DO SULA KBS World Radio é uma emissora que está presente, nas ondas curtas, transmitindo bons programas, em espanhol. Inclusive, a emissão que é destinada ao continente europeu pode ser monitorada, aqui, na América do Sul. 

ESTADOS UNIDOSDesde 16 de outubro, a emissora norte-americana KVOH – La Voz de Esperanza, deixou de transmitir programas, em espanhol, na frequência de 9.975 kHz. A emissora, cujo transmissor está localizado em Rancho Simi, na Califórnia, seguirá transmitindo em inglês, nesta frequência, de segundas a sábados, entre 0100 e 0600, no TU. A KVOH – La Voz de Esperanza era uma das emissoras que transmitia o programa Frecuencia Al Dia, produzido e apresentado por Dino Bloise. Uma lástima! 

FILIPINAS – Em 24 de outubro, a partir de 1730, no Tempo Universal, ou seja, às 14h30min, no Horário de Brasília, o sinal da Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), foi completamente encoberto pelo da Radyo Pilipinas, em 15.190 kHz, aqui em Porto Alegre (RS). Confira o vídeo que realizei desta escuta. 

MADAGASCAR – Em 24 de outubro, eu captei, aqui, em Porto Alegre (RS), na Ponte de Pedra, a emissão em inglês, da MWV – African Pathways Radio, às 1845, no Tempo Universal, ou seja, às 15h45min, no Horário de Brasília, em 13.670 kHz. Trata-se de uma transmissão religiosa, destinada à África Ocidental. O transmissor, de 100 kW, está localizado em Mahajanga, em Madagascar, que vem a ser o mesmo usado na emissão, em português, da Rádio Palavra Alegre. 

MIANMARO Mianmar é um país do Sudeste da Ásia que, até 1989, chamava-se Birmânia. A Rádio Mianmar está presente, nas ondas curtas, transmitindo em 5.915 kHz, a partir de 0000, no Tempo Universal. Confira, aqui, um trecho desta emissora, captado, em 14 de outubro, pelo Sérgio Partamian, em Mairiporã (SP). 

MONGÓLIA – Há muito anos, a Voz da Mongólia utiliza a frequência de 12.085 kHz para transmitir programas em inglês, japonês e em mandarim. Estas transmissões são captadas também aqui no Brasil. A emissão em mandarim foi captada, em Fronteiras (PI), pela Ian José da Silva, em 19 de outubro, às 1000, no TU, ou seja, às 7h, no Horário de Brasília. 

ROMÊNIA – No novo período de emissões radiofônicas, que entrou em vigência em 31 de outubro, as emissões em espanhol da Rádio Romênia vão ao ar da seguinte forma: às 2000, no TU, em 5.920 e 7.235 kHz; às 2200, no TU, em 9.490, no modo DRM, e em 11.800 kHz; às 0000, no TU, em 6.040, 7.325, 9.600 e 11.800 kHz; por último, às 0300, no TU, em 6.150, 9.740 e 11.800 kHz. 

ROMÊNIANo próximo dia 7 de novembro, a Rádio Romênia fará mais uma edição do Dia do Ouvinte. A emissora convida a todos para que participem, enviando suas colaborações. O ouvinte deverá escrever um artigo falando sobre quais as fontes que utiliza para se informar sobre a pandemia do coronavírus e como distingue as notícias verdadeiras e falsas? Confira mais detalhes aqui

TURQUIA – No dia 31 de outubro, entrou em vigência um novo período de transmissões radiofônicas. Com isso, várias emissoras mudaram horários e frequências.  As emissões, em espanhol, da Voz da Turquia, vão ao ar no seguinte esquema: entre 1730 e 1830, no TU, ou seja, entre 14h30min e 15h30min, no Horário de Brasília, em 9.495 kHz; também entre 0200 e 0300, no TU, ou seja, entre 23h e meia-noite, no Horário de Brasília, em 7.265 e 7.280 kHz. 

ZÂMBIANesta época do ano, o sinal da Zâmbia NBC – Rádio One tem chegado, aqui no Brasil, sempre por volta de 2050, no TU, ou seja, às 17h50min, no Horário de Brasília. Aqui em Porto Alegre (RS), eu captei a emissora, em 17 de outubro, neste horário, em 5.915 kHz. Naquele momento, a emissora levava ao ar músicas típicas daquele país africano.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.