Novo período de transmissões inicia em 28 de março

NOVOS HORÁRIOS – No domingo, 28 de março, inicia um novo período de emissões radiofônicas em ondas curtas. A dica para você saber se alguma emissora mudou seus horários e frequências é acessar o site da HFCC, que é a entidade internacional que coordena a base de dados das transmissões internacionais de ondas curtas. Confira aqui

ARGENTINA VIA ESTADOS UNIDOS – A RAE – Argentina Ao Mundo transmite um programa semanal, em português, de segundas a sextas-feiras, entre 8h e 9h, no Horário de Brasília (entre 1100 e 1200, no Tempo Universal), em 9.955 kHz. Usa o transmissor da WRMI – Rádio Miami Internacional. Em 18 de março, a emissora disponibilizou novo programa. Nele, fizemos um boletim, falando sobre a pandemia e suas consequências aqui em Porto Alegre. 

BRASILNo mês de novembro, o programa Encontro DX estará comemorando 35 anos no ar. O ano de 2021 também marca os 70 anos de atividades da Rádio Aparecida. Para comemorar a data, a direção da emissora lançou um cartão QSL eletrônico, com imagem e logotipo da Rádio Aparecida. Os informes de recepção devem ser enviados para o e-mail: encontrodx@gmail.com

BRASIL VIA MADAGASCAR – Rádio DX é o nome do programa que fala das ondas curtas e que é emitido pela Palavra Alegre, via World Christian Broadcasting, em Madagascar. Vai ao ar, nos sábados, às 18h35min, no Horário de Brasília, em 9.765 kHz. Em 13 de março, levou ao ar entrevista com o dexista Uender Marques, de Unaí (MG). Confira aqui. Já na edição irradiada em 20 de março, entrevistou o dexista Carlos Latuff, de Porto Alegre (RS). Confira aqui, Latuff falando da importância do rádio. 

BRASIL – A Rádio Clube do Pará, de Belém (PA), é uma das emissoras brasileiras que possui boa performance de sintonia, em ondas curtas, na frequência de 4.885 kHz. Ela transmite 24h, por dia, nesta frequência. Em Imperatriz (MA), João Silva captou a emissora, em 18 de março, às 18h20min, no Horário de Brasília (2120, no Tempo Universal). 

CORÉIA DO SUL VIA ESTADOS UNIDOS – No novo período de transmissões, em ondas curtas, que inicia em 28 de março, a KBS World Radio irá mudar de frequência na transmissão, em espanhol, para a América do Sul. A emissora deixará 9.605 kHz e passará a utilizar 11.880 kHz. Lembrando que a emissão vai ao ar entre 0100 e 0200, no Tempo Universal. A emissora deixará de usar a repetida de Cypress Creek, da WHRI, que será desligada. A KBS alugará a repetidora de Greenville, localizada na Carolina do Sul.

ESTADOS UNIDOS VIA BOTSUANA – A Voz da América utiliza as ondas curtas para chegar a alguns países onde o rádio é um dos principais veículos de comunicação. É o caso, por exemplo, dos países africanos que falam em inglês. A emissora se serve de um transmissor, localizado no Botsuana, para emitir, em inglês, entre 0300 e 0600, no TU, na frequência de 4.930 kHz. Em Itatiba (SP), Ulysses Galetti captou a emissora, em 17 de março, às 0436, no TU, com bom sinal. Confira aqui

ETIÓPIA VIA FRANÇA – Em Feira de Santana (BA), Jorge Freitas captou, em 17 de março, às 1647, no TU, a Radio Dimtse Woyane, transmitindo anúncios solicitando donativos para o povo tigrinio, pela frequência de 15.160 kHz. Um dos anúncios foi, inclusive, no idioma português. Os tigrinios habitam o norte da Etiópia e, segundo a emissora, estariam sofrendo saques e torturas. A Rádio Dimtse Woyane utiliza o transmissor francês de Issoundun. 

GUATEMALA – A Rádio Verdad, de Chiquimula, na Guatemala, reativou sua frequência de 4.055 kHz. A emissora foi captada, em Lugo, na Espanha, pelo Manuel Méndez, em 17 de março, às 0550, no TU. A estação opera com um transmissor de 250 watts. 

IRÃ – Depois de avisar que iria deixar de transmitir, em ondas curtas, em 21 de março de 2021, a programação, em espanhol, da Voz da República Islâmica do Irã, foi transmitida, em 23 de março, às 0720 UTC, em 15.200 kHz, com destino ao Sul da Europa. Confira aquiInformamos que, no final de 2020, a emissora enviou e-mail, aos ouvintes, anunciando que encerraria as transmissões. Além disso, durante vários dias, antes de 21 de março de 2021, a emissora levou ao ar anunciando que a última emissão seria no referido dia 21. Confira aqui as apresentadoras do Serviço em Espanhol da Voz da República Islâmica do Irã, fazendo suas despedidas das ondas curtas, dentro do programa “Conversando con nuestros oyentes”, levado ao ar, em 19 de março. Na edição do referido programa, irradiado em 26 de março, foi reprisado a edição de 19 de março. Frisamos que, no áudio deste programa, as locutoras informam que a “emissora será cancelada en la onda corta” e que o segmento era o último. “Nos vamos de la onda corta”, afirmaram. Em 28 de março, às 2020, no TU, a emissão em espanhol não estava mais presente, nas frequências de 7.375 e 9.665 kHz. [ATUALIZADO em 28 de março, às 18h56min]

JAPÃO VIA ESTADOS UNIDOS – A NHK – World Japan anunciou, durante o programa Ponto de Encontro, em 20 de março, que deixará de transmitir, em português, em ondas curtas, no próximo sábado, 27 de março, às 0900, no Tempo Universal (às 6h, no Horário de Brasília), em 6.195 kHz. A decisão é em decorrência da desativação da repetidora de Cypress Creek, nos Estados Unidos. Confira o anúncio oficial, feita pelos apresentadores Sonia Nakagawa e Ewerthon Tobace aqui

ROMÊNIA – No domingo, 28 de março, inicia um novo período de emissões radiofônicas em ondas curtas. Como lembramos sempre, neste boletim, algumas emissoras internacionais aproveitam a ocasião para mudar horários ou frequências. As transmissões, em espanhol, da Rádio Romênia Internacional irão ao ar no seguinte esquema: às 1900, no TU, em 9.610 e 11.850 kHz, com destino à Europa; às 2100, no TU, em 11.650 e 13.750 kHz, em modo DRM, com destino à Argentina e Brasil; às 2300, no TU, em 9.760 e 11.730 kHz, para a América do Sul, e em 11.650 e 13.750 kHz, para a América Central; por último, às 0200, no TU, em 9.700 e 11.780 kHz, para a América do Sul, e em 11.945 e 15.330 kHz, para a América Central.   

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.