Ouvindo a Bolívia!

– Muitas emissoras da Bolívia ainda estão ativas em ondas curtas. Um exemplo é a Rádio Pio Doce, que transmite desde Llallagua, pela frequência de 5953 kHz, na faixa de 49 metros. A emissora foi escutada, em 27 de dezembro, por volta de 0113, no TU, pelo Adiel Nunes, em Praia Grande (SP).

– A Rádio Japão é uma das estações internacionais de ondas curtas que ainda valoriza o ouvinte brasileiro. A emissora transmite, às 2130, no TU, sua programação em português em 17740 kHz.

– Desde Xavantina (SC), Márcio Molossi destaca que recebeu, recentemente, carta confirmando um informe de recepção que enviou para a Rádio do Observatório Nacional. A emissora, cujo transmissor está localizado no Rio de Janeiro (RJ), transmite a hora certa de dez em dez segundos em 10000 kHz, em 31 metros.

– As transmissões em espanhol da Rádio Internacional da China podem ser escutadas com relativa facilidade aqui na América do Sul. Uma das emissões vai ao ar entre 2200 e 2300, no TU, em 6100 kHz. Entre 2100 e 2300, a emissora está em 6020 kHz. Ambas as frequências são na faixa de 25 metros.

– O Serviço em Espanhol da KBS World Radio pode ser captado facilmente aqui no Brasil. A emissora está no ar entre 0100 e 0200, no TU, em 9605 kHz.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Ouvindo a Bolívia!”

  1. Julio Cesar Pereira disse:

    A propagação melhora bastante no verão e início do outono, e muitas emissoras estão aparecendo, especialmente as da Bolívia como a Emissoras Pio XII citada neste artigo, assim como a Patriotica em 6025kHz (antiga Illimani) e Santa Cruz em 6135kHz. Algumas emissoras do Peru podem ser ouvidas em noites de boa propagação e pouca estática e até México (embora mais difícil). Da Índia, a All India Radio tem várias transmissões em todas as faixas e nesta época do ano também nos 60m. Myianmar e Butão, embora mais difíceis de se sintonizar também tem chegado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.