Panorama atual das ondas curtas

Atualizado em 29/04/2021 às 22h12min

ARGÉLIA VIA FRANÇA – Em 23 de abril, captei, na Ponte de Pedra, de Porto Alegre (RS), a Rádio Algerienne – Holy Quoran, em 13.815 kHz, às 1815, no Tempo Universal (às 15h20min, no Horário de Brasília). Na ocasião, emitia, como o próprio nome diz, o canto/recitação do Sagrado Corão. O transmissor está localizado em Issoundun, na França. Confira, aqui, vídeo desta captação. 

ARGENTINA VIA ESTADOS UNIDOS – A RAE – Argentina Ao Mundo anunciou um novo esquema de transmissões, em ondas curtas, via Rádio Miami Internacional. A partir de 29 de abril, o programa em português irá ao ar, somente uma vez por semana, nas noites de quartas-feiras, às 0200 (ou seja, às, 23h, no Horário de Brasília), em 5.800 kHz, via transmissor da Rádio Miami Internacional. Já o programa em espanhol será emitido, nas noites de terças-feiras, às 0200, no TU (ou seja, às, 23h, no Horário de Brasília). O programa em português conta com um boletim de Danilo Nonato, de Ouro Preto (MG), que fala, semanalmente, sobre as últimas informações do Covid-19, em território brasileiro. 

BRASIL – A Rádio Nacional da Amazônia, de Brasília (DF), voltou a ser escutada, desde 29 de abril, na frequência de 6.180 kHz, em 49 metros. A emissora está usando um transmissor novo neste canal. 

BRASIL – A Super Rede Boa Vontade de Rádios, de Porto Alegre (RS), colocou válvulas novas nos seus transmissores de ondas curtas. O Departamento Técnico da emissora solicita que os ouvintes enviem áudios ou vídeos de como estão sintonizando as frequências de 6.160, 9.550 e 11.895 kHz. Lembrando que a emissora responde os informes com uma carta eletrônica. Os contatos devem ser feitos pelo e-mail: geisonl@lbv.org.br.

BRASIL – O DX Clube do Brasil possui um canal, no Youtube, onde são disponibilizados antigos programas que fizeram história nas ondas curtas. Recentemente, foi colocado, no canal, o áudio contando a história da antiga Rádio Paz e Progresso, que emitia da então União Soviética, em português, para o Brasil. O programa foi composto com textos de Sérgio Partamian, áudios de Antônio Ribeiro da Motta e locução de Marcelo Xavier. Confira aqui

BRASIL EM FREQUÊNCIA MODULADA – Duas emissoras brasileiras já ocupam, em caráter experimental, a faixa estendida de FM, a eFM. São elas: a Rádio CS FM/Nova Progresso, de São Leopoldo (RS), em 81,9 MHz; e a GRU FM, de Guarulhos (SP), em 84,1 MHz. Confira, aqui, vídeo da Rádio CS FM/Nova Progresso.  

BRASIL – Desde terça-feira, 27 de abril, a Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), está de volta na tradicional frequência de 6.010 kHz, em 49 metros, conforme constatação de Uender Marques, em Unaí (MG). Veja aqui. Por seu turno, a frequência de 15.190 kHz, em 19 metros, tem sido monitorada, em várias localidades do país e do mundo, sempre com ótima performance. Dá-lhe Inconfidência! 

BRASIL – Em 24 de abril, estavam no ar, em ondas curtas, as seguintes emissoras livres: Rádio Casa, de Amparo (SP), em 5.900 e 7.455 kHz; Rádio Free Amazônia, de algum lugar do Pará, em 6.305 e 11.475 kHz; Rádio Araucária, de algum lugar do Paraná, em 9.290 kHz; Rádio Cidade SW, de algum lugar do Maranhão, em 11.510 e 12.510 kHz; Rádio Pirâmide, de algum lugar de Goiás, em 6.290 kHz; e Rádio Saturno, de algum lugar de Minas Gerais, em 6.040 kHz.  

CORÉIA DO SUL – A emissão, em espanhol, com antenas apontadas para a Europa, da KBS World Radio, possui regular sintonia, aqui, no Sul do Brasil. Ela é irradiada, entre 1800 e 1900, no Tempo Universal (das 15h às 16h, no Horário de Brasília), diretamente de Kimjae, em 9.740 kHz. 

ESTADOS UNIDOS VIA BOTSUANA – A Voz da América utiliza as ondas curtas para chegar a alguns países onde o rádio é um dos principais veículos de comunicação. É o caso, por exemplo, dos países africanos que falam em inglês. A emissora se serve de um transmissor, localizado no Botsuana, para emitir, em inglês, a partir de 1700, no TU, ou seja, a partir das 14h, no Horário de Brasília. Por volta de 2000, no TU, ou seja, às 17h, no Horário de Brasil, o sinal da emissora pode ser captado aqui no Brasil. Em Unaí (MG), Uender Marques captou a emissora, em 17 de abril, às 17h33min, com sinal regular. Confira, aqui, um trecho que ele gravou da Voz da América. 

ESTADOS UNIDOS – A Radio Free Asia anunciou um novo cartão QSL, que será enviado aos ouvintes a partir de maio. Ele homenageia os Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão realizados, no Japão, de 23 de julho a 8 de agosto. Todos os informes enviados entre maio e agosto serão respondidos com este novo cartão de confirmação QSL. 

ESTADOS UNIDOS – A Rádio Miami Internacional leva ao ar, nas noites de domingos, às 0300, no Tempo Universal (à meia-noite de domingo para segunda-feira), o programa Freedom Synergy Radio. Trata-se de um programa que defende as causas políticas de Taiwan. A emissão é em espanhol e, meia-hora depois, em inglês, com apresentação de Donatella Ungredda. Freedom Synergy Radio envia um cartão QSL para os ouvintes que reportarem a sua sintonia. O e-mail para o envio de informes de recepção é o seguinte: radiomiami9@gmail.com

ITÁLIA VIA ESTADOS UNIDOSStudio DX é o único programa, em língua italiana, que fala do mundo das ondas curtas e do dexismo. O programa, que é apresentado por Roberto Scaglione, pode ser escutado, nas noites de terças-feiras, às 0130, no Tempo Universal (às 22h30min, no Horário de Brasília), pela frequência de 5.950 kHz, da Rádio Miami Internacional

MALI – Todos os dias, após às 17h, no Horário de Brasília, o sinal da RTV Malienne, que é a emissora estatal do Mali, pode ser captado, aqui no Brasil, em 5.995 kHz. A República do Mali é um país localizado na África Ocidental. Ele é o sétimo maior país da África. Em agosto de 2020, militares tomaram o poder naquele país. A emissora estatal do Mali leva ao ar muita música típica, pouco conhecida por aqui. 

NIGÉRIA – A Voz da Nigéria possui uma transmissão, em inglês, entre 1630 e 1900, no Tempo Universal (ou seja, entre 13h30min e 16h, no Horário de Brasília), em 11.770 kHz, com destino ao continente africano. A transmissão tem sido captada, aqui no Brasil, por volta de 1730, no TU. Em Unaí (MG), Uender Marques escutou a emissora, em 13 de abril, no horário mencionado, com bom sinal. Confira, aqui, áudio que ele gravou. 

ROMÊNIA – Em 26 de abril, a Rádio Romênia anunciou que dois dos seus transmissores, localizados em Galbeni e Tiganesti, estavam fora de serviço. Segundo a emissora, várias frequências foram afetadas, incluindo as que emitem a programação em espanhol. 

ROMÊNIA – A emissão, em espanhol, da Rádio Romênia Internacional, que é destinada ao continente europeu, tem sido monitorada, com bom sinal, também aqui na América do Sul. Ela vai ao ar, entre 1900 e 1957, no Tempo Universal, em 9.610 e 11.850 kHz. Confira, aqui, pequeno vídeo que gravei, aqui em Porto Alegre (RS), em 17 de abril. 

SUAZILÂNDIAEm 23 de abril, sintonizei, na Ponte de Pedra, de Porto Alegre (RS), a TWR, na frequência de 6.130 kHz, às 1940, no Tempo Universal (às 16h40min, no Horário de Brasília), cujo transmissor está localizado em Manzini. A emissora levava ao ar o programa Rota 66, que é produzido pela Rádio Transmundial, de São Paulo (SP). Neste vídeo, a emissora leva ao ar um anúncio falando do cuidado com as crianças, durante a pandemia do coronavírus. 

SUDÃO – Em 17 de abril, captamos, aqui, em Porto Alegre (RS), a Radio Omdurman Sudan, em 7.205 kHz, às 1958, no Tempo Universal (às 16h58min, no Horário de Brasília). A dica é aproveitar uma brecha em que a emissora chinesa desliga o transmissor por cerca de quatro minutos nesta frequência. Gravei um clip com músicas típicas daquele país, mesmo com o sinal muito baixo. 

TAILÂNDIA – Em Unaí (MG), Uender Marques captou a Rádio Tailândia Internacional, transmitindo em tailandês, pela frequência de 9.920 kHz, em 11 de abril, às 2100, no TU (18h, no Horário de Brasília). A emissão tem como destino o continente europeu. Confira aqui

TAIWAN – As transmissões, em idioma espanhol, da Rádio Taiwan Internacional vão ao ar no seguinte esquema: entre 2200 e 2230, no TU, em 7.780 kHz, com destino à Europa; entre 0100 e 0130, ou seja, entre 22h e 22h30min, no Horário de Brasília, em 5.800 kHz, com destino à América do Sul; por último, entre 0200 e 0230, no TU, em 5.010 e 7.780 kHz, com destino à Cuba e América Central. A emissora utiliza os retransmissores de Okeechobee, pertencentes à Rádio Miami Internacional.

TURQUIA – No domingo, 18 de abril, captamos uma interessante emissão da Voz da Turquia: ao que tudo indica, tratava-se de uma radionovela, já que uma mulher falava de forma dramática, em turco. A emissora transmite, em idioma turco, entre 1550 e 2058, no Tempo Universal, ou seja, entre 12h50 e 17h58min, no Horário de Brasília, em 9.460 kHz, com uma potência de 500 kW. Por isso, o sinal da emissora também chega aqui na América do Sul.

VATICANO – Em 23 de abril, captei, na Ponte de Pedra, de Porto Alegre (RS), a Rádio Vaticano, em 13.830 kHz, às 1829, no Tempo Universal (às 15h29min, no Horário de Brasília). Naquele momento, a estação encerrava uma emissão, em português, para a África. O transmissor está localizado em Santa Maria di Galeria. Confira aqui

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Panorama atual das ondas curtas”

  1. Lucas Oliveira disse:

    Tem uma Free de algum lugar de Alagoas operando em 5857 (antes estava operando em 5801).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.