Rádio Casa passa a transmitir boletim das ondas curtas

ASCENSÃO – Em Unaí (MG), Uender Marques captou a Trans World África, transmitindo, em árabe, na frequência de 21.630 kHz. Foi em 13 de dezembro, às 1756, no Tempo Universal, ou seja, às 14h56min, no Horário de Brasília. Nesta frequência, a emissora usa um retransmissor localizado na Ilha de Ascensão. Confira aqui.

BRASIL – A Rádio Casa tem tido boa performance de sintonia, em várias partes do Brasil e do mundo, em 5.900 e 7.455 kHz. A emissora também está presente em 8.000 kHz, com uma potência reduzida. Confira aqui o anúncio da emissora, solicitando informes de sintonia dos ouvintes.

BRASIL – Desde 18 de dezembro, a Rádio Casa, de Amparo (SP), transmite um boletim das ondas curtas, em parceria com o DX Clube do Brasil. Produzido por Célio Romais, o segmento vai ao ar, nos sábados, às 2100, no Tempo Universal, ou seja, às 18h, no Horário de Brasília, em 5.900, 7.455 e 8.000 kHz. A Rádio Casa envia a todos os ouvintes um cartão QSL eletrônico. Basta remeter um informe de recepção para o seguinte e-mail: radiocasaam@gmail.com. Clique aqui e acompanhe trechos do primeiro boletim que foi ao ar, com gravações feitas por Sérgio Partamian, em Mairiporã (SP), nas três frequências da emissora.

BRASIL – A Rádio Educação Rural, de Tefé (AM), está ativa, em ondas curtas, em 4.925 kHz. Eu captei a emissora, aqui no Noroeste do Espírito Santo, em 6 de dezembro, à 0136, no Tempo Universal, ou seja, às 22h36min, no Horário de Brasília. A recepção foi apenas regular. Necessitei escutar, com fones, mais de 30 minutos, até mencionarem Tefé, em anúncios comerciais. Confira aqui.

BRASIL – Rádio Cidade SW é uma emissora livre, que emite, de algum lugar do Estado do Maranhão, na frequência de 11.510 kHz. Eu captei a emissora, em 5 de dezembro, às 1446, no TU, ou seja, às 11h46min, no Horário de Brasília, aqui no Noroeste do Estado do Espírito Santo. Confira aqui

BRASIL VIA MADAGASCARO Programa Palavra Alegre, emitido em português, lançou novo cartão QSL impresso. Ele será enviado a todos os ouvintes que remeterem um informe de recepção para a emissora. O novo QSL retrata o pôr-do-sol e árvores de Madagascar, ilha africana de onde o programa é transmitido pela World Christian Broadcasting. Palavra Alegre vai ao ar, diariamente, entre 2100 e 2200, no Tempo Universal, ou seja, entre 18h e 19h, no Horário de Brasília, em 9.765 kHz. 

ESTADOS UNIDOS – A emissora norte-americana Rádio WTWW, de Lebanon, no Tennessee, foi escutada, aqui no Noroeste do Espírito Santo, em 5.085 kHz. Foi em 15 de dezembro, às 0252, no Tempo Universal (às 23h52min, no Horário de Brasília), com a música Happy Birthday Sweet Sixteen, de Neil Sedaka. Confira aqui.

ESTADOS UNIDOSA KGEI – A Voz da Amizade foi uma estação cristã norte-americana, que levou ao ar programas, em diversos idiomas, em ondas curtas, entre 1960 e 1994. O DX Clube do Brasil produziu um programa especial, sobre a KGEI – A Voz da Amizade, com produção de texto de Sérgio Partamian e locução de Marcelo Vieira. No segmento, há identificações em vários idiomas e uma emocionante despedida, feita pelos apresentadores da programação em espanhol. Os áudios foram preservados por Antonio Ribeiro da Motta. Confira aqui.

MALI – A RTV Malienne tem tido ótima recepção, aqui no Brasil, sempre a partir de 1830, no TU, ou seja, a partir das 16h30min, no Horário de Brasília, em 5.995 kHz. 

REINO DE ESSUATÍNI – A Trans World África transmite em português. Seu sinal pode ser captado, sempre por volta de 1830, no TU, ou seja, às 16h30min, no Horário de Brasília, em 7.410 kHz. Seu transmissor está localizado em Manzini, no Reino de Essuatíni, que é a antiga Suazilândia. Esta emissora envia aos ouvintes um cartão QSL eletrônico. 

ROMÊNIA – A emissão em espanhol da Rádio Romênia Internacional que vai ao ar às 0000, no Tempo Universal, ou seja, às 21h, no Horário de Brasília, tem boa sintonia, aqui no Brasil, em duas frequências. São elas: 7.325 e 9.600 kHz. 

SUDÃO – Em 10 de dezembro, captei, no Noroeste do Espírito Santo, a Rádio Omdurman Sudan, às 1950, no Tempo Universal, ou seja, às 16h50min, no Horário de Brasília, em 7.205 kHz. O sinal era muito bom, sobrepondo ao vitrolão da Rádio Internacional da China, que transmite, na mesma frequência. O transmissor de 100 kW está localizado em Al Aitahab. Confira aqui.

VATICANO – Em Unaí (MG), Uender Marques captou, em 7 de dezembro, a emissão, em português, para a África, da Rádio Vaticano. Ela vai ao ar, diariamente, entre 2100 e 2130, no TU, ou seja, entre 18h e 18h30min, no Horário de Brasília, em 7.365 kHz. O sinal era excelente. Confira aqui

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.