Rádio Exterior da Espanha transmite em língua portuguesa

ARGENTINA VIA ESTADOS UNIDOS – A RAE – Argentina ao Mundo transmite, durante a pandemia do coronavírus, programas especiais feitos por seus colaboradores em casa. Eles são levados ao ar pela Rádio Miami Internacional durante uma semana (Repetidos de terças a sextas-feiras). O programa em português, produzido por Julieta Galvan, vai ao ar entre 1100 e 1200, no Tempo Universal, ou seja, entre 8h e 9h da manhã, no Horário de Brasília, em 9955 kHz. Já o programa em espanhol é irradiado entre 0230 e 0330, no Tempo Universal, ou seja, entre 23h30 e 00h30min, no Horário de Brasília, em 5800 kHz. A apresentação do programa está a cargo de Fernando Farias.

BRASIL – Quer recordar os principais prefixos de emissoras brasileiras que transmitiam (e ainda emitem!) em ondas curtas no Brasil? Então, confira, aqui, o excelente trabalho realizado por Antônio Ribeiro da Motta, entre os anos de 1973 e 2020.

BRASIL EM ONDAS MÉDIAS – Uma dica para quem está em isolamento social é sintonizar emissoras em ondas médias, ao anoitecer, nesta época do ano. Em Osasco (SP), Michel Viani tem captado emissoras do interior paulista, como a Rádio Cultura, da cidade de Dois Córregos. Ele sintonizou a emissora, em 26 de junho, no momento em que o locutor anunciava a identificação.

CHINA – A Rádio Internacional da China deixou de transmitir sua programação em língua portuguesa, em ondas curtas, em setembro de 2019. No entanto, até o presente momento, os transmissores não foram definitivamente desligados. Quem liga seu receptor, por exemplo, às 16h, na Hora Oficial de Brasília, ouvirá uma playlist de músicas nas frequências de 5985, 7205, 9535, 9730, 9765 e 11750 kHz. Por que não desligam os transmissores? 

ESPANHA – A Rádio Exterior da Espanha transmite um programa em português para os ouvintes brasileiros. Ele vai ao ar, de terças a sextas-feiras, a partir de 2300, no Tempo Universal, ou seja, às 20h, no Horário de Brasília, em 11940 kHz. Nas emissões das terças-feiras, a apresentadora Estela Viana conversa sempre com o correspondente da emissora em São Paulo, Alexandre Agabiti. 

ESTADOS UNIDOS – A Rádio Mundial Católica transmite entre 21h e 11h, no Horário de Brasília, em 5970 kHz, em 49 metros, a sua programação em espanhol. Por volta de 22h, tem ótima sintonia, no Sul do Brasil. A emissora utiliza um transmissor localizado em Vandiver, no estado norte-americano do Alabama, pertencente à EWTN – Eternal Word Radio Network. 

JAPÃO VIA ESTADOS UNIDOS – A NHK – Rádio Japão transmite em espanhol em dois horários. Entre 0400 e 0430, no Tempo Universal, ou seja, entre 1h e 1h30min, no Horário de Brasília, em 6195 kHz. Também entre entre 6h30min e 7h, no Horário de Brasília, pela mesma frequência. Nestas transmissões, a NHK utiliza um transmissor localizado na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

2 comentários em “Rádio Exterior da Espanha transmite em língua portuguesa”

  1. Eric disse:

    Eu só tô usei pela rádio do carro sem querer enquanto procurava uma rádio uma rádio em japonês. Era de tardezinha, no sul do Brasil. Fiquei impressionado e vim pesquisar.

  2. É muito bom ouvir estas emissoras longe.
    Oliveira
    pu2olt
    Blog: http://qsldobrasil.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.