Rádio Havana fala das ondas curtas

ARGENTINA VIA ESTADOS UNIDOS – A RAE – Argentina ao Mundo está enviando um cartão QSL de confirmação virtual que homenageia os 100 anos do rádio naquele país. Para receber o QSL basta ouvir a RAE, em um dos seus idiomas, via Rádio Miami Internacional.  

BRASIL – A Rádio Marumby, de Curitiba (PR), está fazendo uma enquete, entre seus ouvintes, para saber em qual canal é ouvida: ondas médias e curtas, frequência modulada ou Internet? Atualmente, a emissora transmite apenas em 6080 kHz, via ondas curtas. Os interessados devem responder a pesquisa nas redes sociais da Rádio Marumby. José Marques do Amaral, de Santa Cruz do Sul (RS), aposta que a emissora está com os dias contados em ondas curtas. Estamos com ele! A Marumby em ondas curtas era “uma realidade” quando o seu diretor-presidente, Matheus Iensen, estava vivo. Com o seu passamento, seus sucessores pouco conhecem as ondas curtas! 

CHINA – A Rádio Internacional da China deixou de transmitir sua programação em língua portuguesa, em ondas curtas, em setembro de 2019. No entanto, até o presente momento, os transmissores não foram definitivamente desligados. Quem liga seu receptor, por exemplo, às 16h, na Hora Oficial de Brasília, ouvirá uma playlist de músicas nas frequências de 5985, 7205, 9535, 9730, 9765 e 11750 kHz. Por que não desligam os transmissores? 

CHINAO Jamming é uma interferência proposital utilizada por alguns governos para barrar a entrada de programas irradiados, em ondas curtas, para seus cidadãos. Um exemplo é a transmissão, por parte do governo chinês, da CNR1 Jammer/Firedrake, entre 14h e 18h, nas frequências de 9360 e 9970 kHz, em 31 metros. O objetivo deste Jamming é encobrir o sinal da emissora Rádio Free Asia que, neste horário, transmite em mandarim para a Ásia. O Jamming é muito forte. 

CLANDESTINA VIA CORÉIA DO SUL – Voice of Hope/Echo of Hope é uma estação de rádio clandestina, operada pelo Serviço de Inteligência da Coréia do Sul, que tem como objetivo alcançar os ouvintes norte-coreanos. As transmissões são geralmente em coreano. No entanto, no dia 2 de setembro, Carlos Latuff sintonizou, em Porto Alegre (RS), a estação com a locutora falando algumas palavras em inglês e traduzidas para o coreano. Ele ouviu a estação na frequência de 4.885 kHz, às 0944, no Tempo Universal. Confira aqui

CORÉIA DO SUL – A KBS World Radio, da Coréia da Sul, transmite sua programação, em espanhol, entre 15h e 16h, na Hora Oficial de Brasília, em 9740 kHz, em 31 metros, com destino à Europa. Nesta época do ano também tem regular sintonia aqui no Sul do Brasil. 

CUBA – En Contacto é o nome do programa da Rádio Havana Cuba que fala de dexismo e telecomunicações. O segmento vai ao ar, nos domingos, às 2240, no Tempo Universal. As frequências deste horário são as seguintes: 6000, 7350, 9535, 11760, 11800, 11950, 13740 e 15230 kHz. En Contacto conta com a participação do professor Arnaldo Coro Antich, que geralmente apresenta prognósticos da propagação para as ondas curtas. A dica é do Sérgio Partamian, de Mairiporã (SP). 

ESTADOS UNIDOS – A Rádio Mundial Católica transmite entre 21h e 11h, na Hora Oficial de Brasília, em 5970 kHz, em 49 metros, a sua programação em espanhol. Por volta de 22h, tem ótima sintonia, no Sul do Brasil. A emissora utiliza um transmissor localizado em Vandiver, no estado norte-americano do Alabama, pertencente à EWTN – Eternal Word Radio Network. 

TURQUIA – A Voz da Turquia transmite em espanhol, entre 0100 e 0158, no TU, em 9870 kHz, com destino à América do Sul. No programa de resposta às cartas e informes dos ouvintes, levado ao ar no último dia 9 de setembro, a apresentadora informou que a emissora recebeu uma carta clássica, remetida pelo José Moacir Portera, de Pontes e Lacerda (MT), no mês de abril, apenas no final de agosto, ou seja, quase cinco meses depois. Tudo por conta da pandemia do coronavírus. O ideal para os dexistas e radioescutas é entrar em contato com as emissoras, nestes tempos de pandemia, através de e-mail. #FicaADica!

VATICANO – Durante o período de quarentena e isolamento social, por causa da pandemia do Coronavírus, é muito importante não compartilhar notícias falsas nas redes sociais e confiar apenas em veículos de comunicações sérios. A Unesco fez uma mensagem, divulgando este importante ato, que está sendo veiculada na programação em espanhol da Rádio Vaticano e também da Rádio Praga Internacional.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Rádio Havana fala das ondas curtas”

  1. Lucas Farias disse:

    Semana passada ouvir a Cuban Spy Numbers na frequência de 13.740 da Habana Cuba, o que indicia que provavelmente vem do mesmo local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.