Rádio Internacional da China está reprisando programas em ondas curtas

ARGÉLIA VIA FRANÇA – Faz muitos anos que a Argélia desligou os transmissores que estavam instalados em seu território. A Rádio Argélia optou por alugar os potentes transmissores localizados em Issoundun, na França. Na frequência de 6.040 kHz, por exemplo, são utilizados 500 kW de potência. Neste canal, a emissora está presente, em árabe e francês, a partir das 2100, no Tempo Universal, ou seja, a partir das 18h, no Horário de Brasília. Que fim levaram os programas, em espanhol, da Rádio Argélia, em ondas curtas? 

BRASIL – O 26 de fevereiro ficará marcado, no mundo das ondas curtas, como o dia em que foi irradiada a última emissão do programa Encontro DX, pela Rádio Aparecida. O programa ficou no ar durante 35 anos. A Rádio Aparecida desligou suas frequências de ondas médias e curtas já há algum tempo e passou a fazer uma programação local, transmitida em Aparecida e região em FM. 

BRASIL – Desde a metade de dezembro de 2021, o Boletim das Ondas Curtas, produzido pelo DX Clube do Brasil, vai ao ar, pela Rádio Casa, de Amparo (SP). O segmento vai ao ar, nos sábados, às 2100, no Tempo Universal, ou seja, às 18h, no Horário de Brasília, em 5.900, 7.455 e 8.000 kHz. 

BRASIL – A Rádio Rural, de Tefé (AM), está solicitando aos ouvintes informações sobre as condições de sintonia na frequência de 4.925 kHz. Os contatos com a emissora podem ser feitos aqui.  

CHINA – Desde junho de 2021, as transmissões em espanhol, da Rádio Internacional da China, deixaram de emitir os boletins de notícias diários. Conforme Alex Costa, de São Paulo (SP), o espaço de 20 minutos iniciais de segundas a sextas-feiras está sendo ocupado por reprises de músicas pop chinesas. A mesma coisa ocorre nos sábados, nos cinco minutos iniciais das emissões. Já o restante da programação é ocupado por reprises de antigos programas. Ainda de acordo com o Alex Oliveira, o boletim de notícias atualizado só vai ao ar no site da emissora. Além da emissão em espanhol, os programas em esperanto e em italiano da Rádio Internacional da China estão sendo reprisados em ondas curtas. Conforme o Alex Costa, na emissão em italiano, os programas culturais e aulas de chinês foram substituídos por um programa de música chinesa, que é sempre o mesmo, desde setembro de 2021. Com um monte de transmissores espalhados pelo país e priorizando os meios digitais, por que a Rádio Internacional da China não desativou as ondas curtas? 

CHINA – Nem o Observatório Nacional, do Rio de Janeiro (RJ), nem as emissoras do Hawaí ou Colorado. A estação de sinais horários que tem chegado, aqui, no Sul do Brasil, em 10.000 kHz é a BPM Xian, de Pucheng. Em 30 de janeiro, esperei a hora cheia para ouvir a identificação. A identificação ocorreu na hora cheia das 2100, no Tempo Universal, ou seja, às 18h, no Horário de Brasília. 

CORÉIA DO NORTE – É regular a sintonia da programação em espanhol da Voz da Coréia, antiga Rádio Pyongyang, às 2200, no Tempo Universal, ou seja, às 19h, no Horário de Brasília, em 7.570 kHz. Lembrando que a emissão, em ondas curtas, da Voz da Coréia, é praticamente a única fonte de informação sobre a Coréia do Norte, país considerado o mais fechado do mundo. 

ESTADOS UNIDOS – Em 9 de fevereiro, Lourenço Cunha escutou uma interessante transmissão da Adventist World Radio na língua karen, que é falada por cerca de três milhões de pessoas da etnia karen, no Sudeste asiático. Ele escutou e gravou a AWR – Rádio Guam, que emite de Agat, na Ilha de Guam, em 17.525 kHz, às 0030, no Tempo Universal. Guam é um território insular dos Estados Unidos localizado na Oceania. 

FILIPINAS – Desde São Paulo (SP), Alex Costa Oliveira informa que, além da estatal Rádio Filipinas, uma outra emissora daquele país asiático é a religiosa FEBC – Far East Broadcast Company. Uma das emissões desta estação que tem regular sintonia, aqui no Brasil, é a que vai ao ar, às 2300, no Tempo Universal, ou seja, às 20h, no Horário de Brasília, em 12.095 kHz. A emissão é no interessante dialeto mong, dirigido para o Sul da China e o Norte do Laos e do Vietnã. O transmissor da FEBC está localizado em Bocaue e possui 100 kW de potência. 

LIBÉRIA – A Rádio ELWA é uma histórica emissora religiosa, que transmite desde Monróvia, capital da Libéria, país situado na África Ocidental. Captar a Rádio ELWA é um bom DX, uma vez que a emissora transmite com uma potência muito reduzida. Em Medeiros (MG), Lourenço Cunha captou a emissora, em 11 de fevereiro, às 0600, no Tempo Universal, ou seja, às 3h da madrugada brasileira, em 6.050 kHz. Por sua vez, Pedro Machado Coelho de Castro sintonizou a Rádio ELWA, em Lorena (SP), em 13 de fevereiro, quando ela iniciava as suas transmissões, a partir de 0530, no Tempo Universal, ou seja, a partir de 2h30min da madrugada brasileira. 

PERU – A Rádio Tarma é uma das poucas emissoras peruanas que ainda está presente nas ondas curtas. Ela usa 4.775 kHz. Em Medeiros (MG), Lourenço Cunha escutou a emissora, em 9 de fevereiro, às 2335, no Tempo Universal, com bom sinal. 

REINO DE ESSUATÍNI – A Trans World África prossegue tendo boa qualidade de sintonia no Sudeste brasileiro. Em Unaí (MG), Uender Marques acompanhou e gravou a emissão no idioma lingala desta emissora. O lingala é uma língua falada na República do Congo, também conhecido como Congo-Brazzaville. Foi em 13 de fevereiro, às 1932, no Tempo Universal, ou seja, às 16h32min, no Horário de Brasília, em 15.105 kHz. O transmissor está localizado em Manzini, no Reino de Essuatíni, antiga Suazilândia. Confira aqui

TAILÂNDIA – Em Medeiros (MG), Lourenço Cunha acompanhou uma emissão, em tailandês, da Rádio Tailândia Internacional. Foi em 13 de fevereiro, às 0030, no Tempo Universal, ou seja, às 21h30min, no Horário de Brasília, em 13.750 kHz. 

TAIWAN VIA ESTADOS UNIDOS – As transmissões, em espanhol, da Rádio Taiwan Internacional vão ao ar no seguinte esquema: às 0100, no TU, ou seja, às 22h, no Horário de Brasília, em 5.800 kHz; também às 0200, no TU, ou seja, às 23h, no Horário de Brasília, em 5.010 e 7.780 kHz; por último, às 2200, no TU, ou seja, às 19h, no Horário de Brasília, em 5.850 e 7.780 kHz. Utiliza as facilidades do transmissor da Rádio Miami Internacional, localizado em Okeechobee, na Flórida.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.