Rádio Palavra Alegre fará sorteio de receptores em dezembro

Atualizado em 24 de outubro de 2023, às 20h30min

NOVOS HORÁRIOS – Em 29 de outubro, inicia um novo período de emissões em ondas curtas. É quando várias emissoras mudam horários e frequências. Quer saber se alguma emissora internacional mudou seus horários e frequências? Acesse o site da HFCC, que é a entidade que congrega todos os radiodifusores de ondas curtas. Acesse aqui.  

BRASIL VIA MADAGASCAR – No dia 11 de dezembro, a Rádio Palavra Alegre fará um sorteio entre seus ouvintes. Para participar, o interessado deverá ouvir e enviar um informe de recepção para a emissora através de seu site. Entre os brindes, estão dois receptores de ondas curtas. A Palavra Alegre pode ser ouvida, a partir de 18h, no Horário de Brasília, em 9.765 kHz, via retransmissor localizado em Madagascar. 

BRASIL – Em 13 de outubro, a Rádio Cultura, de Araraquara (SP), foi ouvida, em várias partes do país, em 3.365 kHz. Opinião: ao que tudo indica, a emissora ligou o transmissor para marcar presença, já que, em breve, o Governo Federal fará anúncio da migração das emissoras de ondas tropicais e curtas para o FM. Ou seja, quem tem uma frequência de ondas tropicais, como a Clube, conseguirá outra em FM! 

BRASIL – A emissora do Observatório Nacional, do Rio de Janeiro (RJ), voltou a ser escutada na frequência de 10.000 kHz. Em Unaí (MG), Uender Marques notou o retorno da estação em 19 de outubro. É uma boa notícia! Lembramos que esta emissora envia a todos o tradicional cartão QSL físico pelo correio. 

BRASIL – Nos últimos dias, ouvintes da Rádio Sudeste notaram uma transmissão experimental na frequência de 9.970 kHz. São testes feitos desde o interior do Estado de São Paulo para a emissora free, Rádio Pirâmide, de Goiás.

BRASIL EM ONDAS MÉDIAS – O governo espírito-santense fez a migração da Rádio Espírito Santo do canal 1.160 kHz, em ondas médias, para o FM. Opinião: essa migração vai enterrar a história da Rádio Espírito Santo, já que, estará no FM estendido, ou seja, terá poucos ouvintes, devido a dificuldade dos receptores terem estes canais. Além disso, terá uma potência pequena e seu sinal ficará reduzido apenas aos ouvintes da capital capixaba. É uma lástima, para uma emissora que chegou até mesmo a transmitir em ondas tropicais em décadas passadas. 

CLANDESTINA VIA UZBEQUISTÃO – A Rádio Denguê Gel foi captada, recentemente, em 11.535 kHz, pelo José Ronaldo Xavier, em Cabedelo (PB), por volta de 0350, no TU, ou seja, meia-noite e 50, no Horário de Brasília. A frequência é variável, pois sofre interferências propositais da Turquia. 

CLANDESTINA VIA TAIWAN – A Rádio Nug é uma emissora que foi fundada com o objetivo de apoiar a Revolução da Primavera em Mianmar, que vem a ser a antiga Birmânia, uma nação do sudeste asiático, com mais de 100 grupos étnicos, que faz fronteira com Índia, Bangladesh, China, Laos e Tailândia. A Rádio Nug está presente, nas ondas curtas, transmitindo em birmanês. Em Unaí (MG), Uender Marques captou e gravou a emissora, em 2 de setembro, às 0210, no Tempo Universal, ou seja, às 23h10min, no Horário de Brasília, na frequência de 17.790 kHz. Confira aqui

DINAMARCA – A World Music Rádio é uma emissora que transmite com baixíssima potência, em ondas curtas, desde a Dinamarca. Em 11 de outubro, Sérgio Partamian captou a emissora, em Mairiporã, SP, por volta de 2000, no Tempo Universal, ou seja, 17h, no Horário de Brasília, em 15.700 kHz. 

EGITO – No Reino Unido, Alan Holder observou que o sinal da Rádio Cairo, do Egito, melhorou nos últimos dias. Segundo ele, a estação egípcia pode estar usando um processador de áudio ou alterou a linha de transmissão para o transmissor. As melhorias foram notadas nas emissões em italiano, alemão e inglês, na frequência de 9.440 kHz. A conferir! 

ESPANHA – A Rádio Exterior da Espanha está com novidades em sua grade de programação. As emissões dos sábados e domingos terão mais 60 minutos de duração. Também foram iniciados novos programas.

ESTADOS UNIDOS – A Rádio Mundial Adventista pretende desovar seu estoque de cartões QSLs físicos até o final deste ano. Quem ouvir a emissora deverá enviar um informe de recepção, pelo correio tradicional, para o escritório da emissora nos Estados Unidos. 

ESTADOS UNIDOS – A Texas Radio Shortwave encerrou suas atividades. Na verdade, era um programa de rádio, com seleção especial de músicas, que ia ao ar via Rádio Miami Internacional. 

FRANÇA – Em 9 de outubro, quem apareceu na frequência de 11.995 kHz, da Rádio França Internacional, foi a Rádio Deutsche Welle, às 1900, no Tempo Universal, ou seja, 16h, no Horário de Brasília. Ao que tudo indica, foi um erro acidental no transmissor de Issoundun. Quem notou o fato e o gravou foi o José Ronaldo Xavier, em Cabedelo (PB).  

ÍNDIANas suas emissões em francês, a emissora oficial da Índia continua se identificando como All India Radio.

INDONÉSIA – A emissora RTM Sarawak, da Indonésia, continua inativa, em 9.835 kHz. Já o relay da Wai FM, tem sido escutado, em 11.665 kHz. 

LIBÉRIA – Em Lorena (SP), Pedro Machado voltou a ouvir a Rádio ELWA, da Libéria. Foi em 29 de setembro, às 0558, no Tempo Universal, ou seja, 2h58min da madrugada brasileira, em 6.050 kHz. Ele ouviu a identificação e a abertura dos programas da emissora. 

PERU – A emissora peruana que transmite em 4.930 kHz é a Rádio Pitumarca, de Sicuani. Já em 4.810 emite a Rádio Logos e em 4.820 a Senda Cristiana. 

REINO UNIDO – Em 17 de outubro, a estação transmissora de Wooferton, no Reino Unido, fez uma emissão especial em comemoração aos seus 80 anos de atividades. Foi uma transmissão dirigida para a América do Norte e Europa. No entanto, também foi captada aqui na América do Sul. Em Mairiporã (SP), Sérgio Partamian captou e gravou um trecho na frequência de 17.785 kHz. Clique aqui para ouvir. 

RÚSSIA – Uma jornalista da Rádio Liberty foi detida pela Rússia. Alsu Kurmasheva trabalha no Serviço em língua tatar e foi detida no aeroporto de Kazan. Ela trabalha em Praga, na República Tcheca e precisou ir à Rússia para uma emergência familiar. 

TAILÂNDIA – A Rádio Tailândia deixou de emitir os programas em japonês e vietnamita no início de outubro. 

VATICANO – A Rádio Vaticano passou a transmitir em dois novos idiomas em ondas curtas: malgaxe e lingala. Eles vão ao ar após a emissão em francês. 

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.