Rádio Romênia reduz frequências em Ondas Curtas

 

ARGÉLIA – A Rádio Argélia possui ótima performance de sintonia, em 17.600 kHz, por volta de 2000, no Tempo Universal, ou seja, 17h, no Horário de Brasília.

ARGENTINA – A Rádio Nacional Arcángel San Gabriel é uma emissora de ondas curtas que transmite há muitos anos desde o território argentino da Antarctica. Ela anunciou que vai estar no ar, sempre de segundas a sábados, pela frequência de 15.476 kHz, em modo USB. Os horários serão os seguintes: de segundas a sextas-feiras, entre 1300 e 1500, no Tempo Universal, ou seja, entre 10h e 12h, no Horário de Brasília. Já nos sábados, emitirá entre 1800 e 2300, no TU, ou seja, entre 15h e 20h, pelo Horário de Brasília. Confira! 

BOLÍVIA – A emissora boliviana Mosoj Chaski possui regular sintonia, aqui no Brasil, na faixa de 90 metros, mais precisamente na frequência de 3.310 kHz. Em breve, a emissora vai ativar a frequência de 4.820 kHz. 

BRASILAlém das frequências de 5.900, 7455 e 8.000 kHz, a Rádio Casa pode ser captada na faixa de 75 metros, na frequência de 4.005 kHz. 

BRASIL – A emissora do Observatório Nacional, do Rio de Janeiro, prometeu que voltaria a transmitir em ondas curtas, mas a frequência de 10.000 kHz permanece fora do ar.

BRASIL EM ONDAS MÉDIAS – Em 4 de julho último, o Grupo Bandeirantes desligou o transmissor e silenciou a frequência de 640 kHz, de Porto Alegre (RS). Nos últimos anos, o canal levava ao ar músicas da Play FM. A programação da Rádio Bandeirantes já havia sido deslocada para uma frequência de FM há um bom tempo. A frequência de 640 kHz, quando foi inaugurada, era da extinta Rádio Difusora. 

CLANDESTINA VIA UZBEQUISTÃO – A Rádio Dengue Wellat estava transmitindo em 17.460 kHz, por volta de 1800, no Tempo Universal, ou seja, às 15h, no Horário de Brasília, recentemente. Um pouco mais tarde, ela estava em 17480 kHz, sempre fugindo da interferência do Governo da Turquia. A dica do Lourenço Cunha, de Medeiros (MG), para identificar corretamente é acessar o streaming da emissora na Internet e comparar as programações. 

CLANDESTINA PARA A ETIÓPIA – Voice of Amhara People é uma emissora clandestina que transmite programas para a Etiópia, provavelmente usando o transmissor francês de Issoundun. Em Mairiporã (SP), Sérgio Partamian captou a emissora, em 30 de julho, em 17.630 kHz, às 1755, no Tempo Universal, ou seja, 14h50min, no Horário de Brasília. Confira aqui.  

CUBA – A Rádio Havana Cuba prossegue tendo problemas técnicos em algumas de suas frequências de ondas curtas.

ESPANHA – A transmissão, em português, da Rádio Exterior da Espanha vai ao ar, de segundas a sextas-feiras, às 2300, no Tempo Universal, ou seja, às 20h, no Horário de Brasília. Tem excelente sintonia em 17715 e 17.855 kHz. Outra, em português, da Rádio Exterior da Espanha vai ao ar, de segundas a sextas-feiras, às 1730, no Tempo Universal, ou seja, às 14h30min, no Horário de Brasília, em 15.520 kHz. Ela é destinada ao continente africano, mas pode ser facilmente captada aqui no Brasil. 

ESTADOS UNIDOS – A emissora norte-americana KVOH – La Voz de Esperanza encerrou suas transmissões, em ondas curtas, no passado 25 de junho. 

FILIPINAS – A Rádio Filipinas pode ser facilmente captada, aqui no Brasil, no período da tarde, em 15.190 kHz. 

GUAM – A Rádio Mundial Adventista, sediada na Ilha de Guam, na Oceania, voltou a usar todos os seus três transmissores de ondas curtas. Recentemente, a emissora teve seu equipamento avariado após a passagem de um tufão naquela região.

MALI – A Rádio Mali segue firme e forte transmitindo em 5.995 kHz. Seu sinal chega muito bem, aqui no Brasil, ao entardecer. 

ROMÊNIA – A Rádio Romênia Internacional reduziu, desde o início de agosto, o número de frequências que utiliza em ondas curtas. As emissões em espanhol serão afetadas. A frequência de 15.170 kHz, usada às 2100, no Tempo Universal, ou seja, às 18h, no Horário de Brasília, foi desativada. No entanto, os programas poderão ser captados, normalmente, em outros horários. Como o parque de transmissões da Romênia é de uma empresa privada, os custos de transmissão são muito elevados. 

ZÂMBIA – Nesta época do ano, a emissora da Zâmbia, Voice of Hope Africa, chega bem, aqui no Brasil, em 4.965 kHz. Em Unaí (MG), Uender Marques captou a emissora, em 29 de julho, por volta de 2050, no Tempo Universal, ou seja, às 17h50min, no Horário de Brasília. Confira aqui.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.