Rádio Transmundial deixa de transmitir em ondas curtas e programa Amigos do Rádio é extinto

A Rádio Transmundial deixou de transmitir em ondas curtas. A emissora desligou seus transmissores na quinta-feira, 9 de agosto. A emissora religiosa devolveu ao Governo Federal as concessões dos seguintes canais: 5965, 9530 e 11735 kHz.

Com a decisão, a direção da Transmundial precisou “repensar toda a sua grade de programação”, conforme o diretor de produção de conteúdo, André Castilho. Desta forma, o programa Amigos do Rádio foi extinto. A última emissão foi ao ar em 19 de agosto, com a participação de Ulysses Galetti. A última participação de Célio Romais foi irradiada em 12 de agosto.

Em longo comunicado levado ao ar e disponível aqui, o diretor técnico e operacional, Samuel Mattos, ressaltou que a decisão foi embasada na pouca audiência verificada em tais frequências. Além disso, pesou na decisão o fato de a emissora ter que arcar com um elevado custo com energia elétrica para manter seus transmissores no ar.

Durante mais de 15 anos, DX Clube do Brasil colaborou com a emissora, produzindo e apresentando o programa Amigos do Rádio.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

3 comentários em “Rádio Transmundial deixa de transmitir em ondas curtas e programa Amigos do Rádio é extinto”

  1. Henrique Perez disse:

    Senti muito a rádio transmundial deixar de transmitir. eventualmente participava da programação pelo watsap. Ouvia todos os dias almonçando na frequência de 25 m, foi uma pena. Henrique Perez de Campo Grande/MS.

  2. Ionas Raimundo dos Santos disse:

    Que pena, mais uma emissora que se despede do mundo das ondas curtas.
    Eu, durante muitos anos, acompanhei essa brilhante emissora transmitindo nas ondas curtas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.