Rádio Transmundial deixa de transmitir em ondas curtas e programa Amigos do Rádio é extinto

A Rádio Transmundial deixou de transmitir em ondas curtas. A emissora desligou seus transmissores na quinta-feira, 9 de agosto. A emissora religiosa devolveu ao Governo Federal as concessões dos seguintes canais: 5965, 9530 e 11735 kHz.

Com a decisão, a direção da Transmundial precisou “repensar toda a sua grade de programação”, conforme o diretor de produção de conteúdo, André Castilho. Desta forma, o programa Amigos do Rádio foi extinto. A última emissão foi ao ar em 19 de agosto, com a participação de Ulysses Galetti. A última participação de Célio Romais foi irradiada em 12 de agosto.

Em longo comunicado levado ao ar e disponível aqui, o diretor técnico e operacional, Samuel Mattos, ressaltou que a decisão foi embasada na pouca audiência verificada em tais frequências. Além disso, pesou na decisão o fato de a emissora ter que arcar com um elevado custo com energia elétrica para manter seus transmissores no ar.

Durante mais de 15 anos, DX Clube do Brasil colaborou com a emissora, produzindo e apresentando o programa Amigos do Rádio.

Começou a ouvir rádio ainda garoto e nunca mais se desligou dele. Na década de 1980 descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa de programas de ondas curtas das rádios Aparecida, Transmundial e Caros Ouvintes. –

Deixe uma resposta