Rádios Praga e Eslováquia ainda podem ser ouvidas em ondas curtas

– As emissões em espanhol das Rádios Praga e Eslováquia ainda podem ser escutadas em ondas curtas, graças a um acordo com a Rádio Miami Internacional. As emissoras podem ser ouvidas às 0200 e às 1000, no TU, em 9955 kHz. Primeiro vai ao ar a emissão da Rádio Praga e depois da Rádio Eslováquia. Cada programa tem 30 minutos de duração.

– A Radio Difusão Argentina para o Exterior, mais conhecida pela sigla RAE voltou a transmitir em português para o Brasil. Ela utiliza, agora, o transmissor da Rádio Miami Internacional. A emissão vai ao ar de segundas a sextas-feiras, entre 1100 e 1200, no TU, em 9955 kHz. A emissora continua enfrentando problemas técnicos em suas tradicionais frequências de 11710 e 15345 kHz.

– Vamos repassar novamente o esquema de emissões em língua espanhola da Voz da Turquia. Conforme José Moacir Portera de Melo, que reside em Pontes e Lacerda (MT), as informações que passamos se referem à temporada passada. De acordo com ele, o novo esquema é o seguinte: entre 0100 e 0200, no TU, a emissora turca pode ser captada em 9770 e 9870 kHz.

– Desde Curitiba (PR), Júlio Cesar Pereira destaca a boa sintonia da Rádio Internacional da China, transmitindo em português para a Europa. Ele ouviu a emissão que vai ao ar entre 2200 e 2300, no TU, em 7260 kHz.

– E as emissões em espanhol da KBS World vão ao ar entre 0100 e 0200, no TU, em 9605 kHz, com excelente sintonia aqui no Brasil.

– Recordamos que faz alguns meses que a Rádio RB2, de Curitiba (PR), foi extinta. Em seu lugar, surgiu a Rádio Evangelizar. A emissora está ativa, nos últimos dias, em suas três frequências de ondas curtas: 6040, 9725 e 11935 kHz.

 

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.