Radyo Dengê Wellat tem ótima sintonia na América do Sul

ARGENTINA – A Radio Nacional Arcángel San Gabriel, da Base Esperanza, em território argentino da Antarctica, está no ar, quase todos os dias, em 15.476 kHz, no modo USB. 

BOLÍVIA – Em breve, a emissora boliviana Mosoj Chaski vai ativar a frequência de 4.820 kHz. Atualmente, emite em 3.310 kHz. 

BRASIL – Neste ano, o Boletim das Ondas Curtas está completando 22 anos no ar. Iniciamos, em 2001, na antiga HCJB. Passamos por diversas emissoras, como a Voz Cristã, Voz da Rússia, Rádio Portugal, Aparecida e Canção Nova, entre outras.

BRASIL – Após breve período inativa, a frequência de 9.820 kHz, da Rádio Nove de Julho, de São Paulo (SP), voltou a ser escutada normalmente, no final do mês de agosto. 

BRASIL – Quem permanece inativa é a frequência de 4.905 kHz, da Rádio Nova Relógio, do Rio de Janeiro (RJ). Também a frequência de 10.000 kHz, da Rádio do Observatório Nacional, segue fora do ar. Lástima! 

CLANDESTINAA Radyo Dengê Welat é uma rádio do povo curdo, um grupo étnico do Oriente Médio. Ela transmite informação, música e cultura em quatro dialetos curdos. O objetivo é atingir essa imensa comunidade espalhada pela Turquia, Iraque, Síria e Irã. O público alvo, também, são os numerosos imigrantes dispersos no mundo, em especial na Europa. A emissora transmite seus programas utilizando transmissores em Tashkent, no Uzbequistão. Antes das 2000, no Tempo Universal, ou seja, antes das 17h, no Horário de Brasília, ela pode ser captada em 17.460 kHz. Após este horário, ela passa a utilizar a frequência de 17.480 kHz, sempre com o objetivo de fugir da interferência proposital da Turquia. E como identificar o que é a Dengê Welat ou a interferência proposital? A dica do Lourenço Cunha, de Medeiros (MG), para identificar corretamente é acessar o streaming da Dengê Welat na Internet e comparar as programações. Faz vários dias que o sinal da emissora está com ótima sintonia aqui no Brasil. 

CORÉIA DO NORTE – A frequência de 15.245 kHz é a de melhor sintonia da Voz da Coréia, da Coréia do Norte. A emissão, em inglês, que vai ao ar, às 2100, no Tempo Universal, ou seja, 18h, no Horário de Brasília, tem sido monitorada facilmente em várias partes do mundo. Uma hora depois, às 2200, no TU, vai ao ar a tradicional emissão em espanhol. 

CUBA – Estações cubanas de números foram escutadas, recentemente, em 11.530 e 11.635 kHz. 

GUAM – Na Ilha de Guam, seguem os trabalhos da Adventist World Radio para reestruturar seu parque de transmissões. Em maio deste ano, os transmissores da emissora foram atingidos por um supertufão. 

HOLANDA – Em Lugo, na Espanha, Manuel Mendez capta duas emissoras, de baixa potência, da Holanda. São elas: Rádio Delta Internacional, em 6.060 kHz, e Spaceshuttle, em 9.290 kHz. Sempre lembramos que as ondas curtas ficaram despovoadas, nos últimos tempos, e a alternativa para os dexistas e radioescuta é captar emissoras de baixa potência! 

MADAGASCAR – A Rádio Palavra Alegre acaba de imprimir um novo cartão QSL. Para receber o seu cartão, basta enviar um informe de recepção para o e-mail: contato@palavraalegre.com.br. A Palavra Alegre está no ar, a partir das 2100, no Tempo Universal, ou seja, 18h, no Horário de Brasília, em 9.765 kHz. 

REINO UNIDO – Yoruba Nation Radio TV é um novo programa, que entrou no ar, em 5 de agosto, via ondas curtas. Vai ao ar, nos sábados e domingos, às 1900, no Tempo Universal, ou seja, 16h, no Horário de Brasília, em 17.735 kHz. 

ROMÊNIAA supressão de algumas frequências em que a Rádio Romênia transmite em ondas curtas pouco afetou seus ouvintes fiéis. A frequência de 11.850 kHz, usada às 1900, no Tempo Universal, ou seja, às 16h, no Horário de Brasília, permanece firme e forte com boa recepção em várias partes do mundo. 

VIETNÃ – A Voz do Vietnã está comemorando 50 anos das emissões em língua espanhola nas ondas curtas. Para registrar o feito, pede que os ouvintes enviem uma foto e um pequeno áudio, destacando o aniversário e sua relação com a estação. A Voz do Vietnã é facilmente captada, aqui no Brasil, às 1800, no Tempo Universal, ou seja, 15h, no Horário de Brasília, em 11.885 kHz.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.