Rescaldo do final das emissões da Rádio Taiwan em ondas curtas

– No sábado, 24 de março, ocorreram as últimas emissões da Rádio Taiwan em ondas curtas. A transmissão foi acompanhada pelo José Moacir Portera de Melo, em Pontes e Lacerda (MT). Entretanto, no domingo, 25 de março, ele acompanhou uma transmissão desatualizada da mesma emissora pela Rádio Miami Internacional.

– Com o término de várias emissões em ondas curtas, é importante valorizar aquelas emissoras que ainda continuam emitindo nesta modalidade de radiodifusão. Um dos exemplos é a KBS World Rádio, da Coréia do Sul. As emissões em espanhol da estação de Seul vão ao ar entre 0100 e 0200, no TU, em 9605 kHz, com excelente sintonia aqui no Brasil.

– E em Nova Xavantina (MT), Daniel Wyllyans captou uma emissora pirata em ondas curtas transmitindo desde os Estados Unidos. Trata-se da Wolverine Radio. Ele ouviu a emissora em 17 de março, por volta de 2355, no TU, em 6935 kHz.

– E o Daniel Wyllyans destaca a boa performance da Rádio Educação Rural, de Coari (AM), pela frequência de 5035 kHz. Ele ouviu a emissora e, após contato, via Facebook, obteve resposta da emissora, com um alô em sua programação.

– Mesmo terminando com sua emissão noturna, recordamos que a Rádio Japão pode ser captada, pela manhã, às 0900, no TU, emitindo em português, em 6195 kHz.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Rescaldo do final das emissões da Rádio Taiwan em ondas curtas”

  1. Julio Cesar Pereira PY5136SWL disse:

    O Daniel Wylyams faz escutas muito boas. Eu já escutei a Wolverine Radio em 6935kHz aqui em Curitiba-PR, mas nunca consegui escutar a Radio Coari em 5035kHz, especialmente quando a Radio Aparecida-SP está transmitindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.