Sintonize a Rádio Casa!

BRASILEncontro DX é um tradicional programa da Rádio Aparecida que fala das ondas curtas e do dexismo. Ele é apresentado, todos os sábados, entre 19h e 20h, no Horário de Brasília (entre 2200 e 2300, no Tempo Universal), pelas frequências da emissora de Aparecida do Norte (SP). A produção e a apresentação é de Cassiano Macedo. O programa conta com um boletim de notícias apresentado pelo DX Clube do Brasil. A partir do próximo sábado, 6 de março, serão apresentados programas inéditos. Confira! 

BRASIL VIA MADAGASCARRádio DX é o nome do programa que fala das ondas curtas e que é transmitido pela Palavra Alegre, via World Christian Broadcasting, em Madagascar. A apresentação é de Danilo Nonato, de Ouro Preto (MG). Vai ao ar, nos sábados, às 2135, no TU, ou seja, às 18h35, no Horário de Brasília, em 9765 kHz. No programa de 13 de março, ele levará ao ar uma entrevista com o dexista Uender Marques, de Unaí (MG). Todos os informes de sintonia são respondidos com o devido cartão QSL. O e-mail da emissora é o seguinte: contato@palavraalegre.com.br

BRASILA emissora do Observatório Nacional do Rio de Janeiro tem tido boa performance de sintonia na frequência de 10.000 kHz. Ela irradia a hora certa de dez em dez segundos, juntamente com um bip. 

BRASIL – A Rádio Casa está transmitindo, há algum tempo, em 5.900 kHz, além da frequência tradicional de 7.455 kHz. Em 5.900 kHz, vem obtendo boa performance de sintonia, em especial no Sudeste do Brasil, conforme constata Alex Costa, em São Paulo (SP). Segundo ele, em 7.455 kHz, a emissora sofre interferências da Voz da América, por volta de 2200, no Tempo Universal, ou seja, às 19h, no Horário de Brasília. A Rádio Casa é uma emissora experimental em ondas curtas. Ela transmite da cidade paulista de Amparo e responde a todos os relatórios de recepção com um cartão QSL eletrônico. O e-mail da emissora é: radiocasaam@gmail.com. Confira aqui o QSL que o Alex Costa recebeu da emissora. 

BRASIL – Há cerca de um ano atrás, a Rádio Cultura, de Araraquara (SP), ligava seu transmissor de ondas tropicais, na frequência de 3.365 kHz, na faixa de 90 metros, sempre quando ocorriam jogos do time daquela cidade, a Ferroviária. Em 28 de fevereiro, a equipe jogou,  pelo campeonato paulista, contra a Inter de Limeira (SP). Quem tentou ouvir a emissora não logrou êxito. Conforme Jonas Ferreira, de Ouro Fino (MG), o transmissor está desligado por motivo de corte nos custos de sua manutenção. 

BRASIL – A Rádio Clube do Pará, de Belém (PA), é uma das poucas emissoras comerciais brasileiras que seguem em ondas curtas.  Emite em 4.885 kHz, onde tem boa performance de sintonia, em várias partes do país e do mundo. 

BRASIL – Nenhuma novidade em relação às três emissoras brasileiras que transmitiam na faixa de 60 metros. Seguem inativas as estações: Rádio Congonhas, de Congonhas (MG), em 4.775; Rádio Relógio, do Rio de Janeiro (RJ), em 4.905; e Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), em 4985 kHz. Esta última pode ser captada em 11.815 kHz, em 25 metros. 

BRASIL – A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco instituiu o 13 de fevereiro como o Dia Mundial do Rádio. É em homenagem ao primeiro programa de rádio realizado pelas Nações Unidas. Neste dia, tirei um tempo para participar de alguns programas de rádio, enviando informações sobre a data. Pela manhã, mandei mensagens para a Rádio Mais FM, de Afonso Cláudio (ES), e também para a Rádio Imperial FM, de Nova Petrópolis (RS). Confira os áudios aqui

BRASILEm 6 de fevereiro, eu fiz uma escuta interessante, aqui em Porto Alegre, em ondas médias, usando a antena RGP3 – Light. Captei, às 19h30min, no Horário de Brasília, uma pregação religiosa, em idioma francês, levada ao ar pela Rádio Líder, de Herval d’Oeste (SC), em 1.470 kHz. Muito provavelmente, o programa é destinado aos imigrantes senegaleses e haitianos. Confira aqui trecho que eu gravei desta transmissão. A antena RGP3 – Light é uma ferramenta útil para quem deseja fazer boas escutas em ondas médias. Ao colocá-la próxima ao receptor, percebe-se um excelente ganho no sinal recebido de uma estação distante.

ESPANHA – Uma das emissões, em espanhol, da Rádio Exterior da Espanha, tem como destino o continente africano. É a que vai ao ar, entre 1900 e 2300, no TU, em 11.685 kHz. Em Unaí (MG), Uender Marques captou a emissora, em 24 de fevereiro, às 2016, no TU. Confira um trecho que ele gravou desta emissão. 

ÍNDIA – Após várias tentativas, Leônidas dos Santos Nascimento, de São João Evangelista (MG), recebeu o cartão QSL de confirmação impresso, pelo correio clássico, da All India Radio. Confira aqui. De acordo com ele, a emissora possui um espaço em seu site onde o ouvinte pode se cadastrar e subir os relatórios de recepção para o Departamento Técnico. Confira o link aqui. Lembramos que a All India Radio WS I transmite, em francês, entre 1930 e 2030, no Tempo Universal (ou seja, entre 16h30min e 17h30min, no Horário de Brasília), em 9.620 kHz. Esta emissão possui ótima sintonia aqui no Brasil. Os programas em francês anunciam o seguinte e-mail para contato: frenchspt@gmail.com. Em 16 de fevereiro, eu captei a emissora, aqui em Porto Alegre (RS). Confira, aqui, o encerramento da transmissão da All India Radio WS I.  

ESTADOS UNIDOS VIA VATICANO – A Rádio Azadi – Free Afghanistan é uma emissora que transmite programas, em dari, com destino ao Afeganistão. Utiliza o transmissor da Rádio Vaticano, localizado em Santa Maria Di Galeria. A emissão vai ao ar entre 1400 e 1430, no TU, em 15.640 kHz. A emissão que foi ao ar, em 14 de fevereiro, foi captada, em Unaí (MG), pelo Uender Marques, com bom sinal. Confira aqui uma gravação que ele realizou desta emissora. 

MALI – A Rádio Mali emite, em 5.995 kHz, entre 0600 e 0800, no TU, em francês, árabe e bambara. É boa a sintonia, aqui no Brasil, neste canal. Em Itatiba (SP), Ulysses Galetti captou a emissora, em 16 de fevereiro, às 0722, no TU. Confira aqui.  

TAIWAN – A Rádio Taiwan Internacional informa que os correios de Taipei permanecem fechados, por causa da pandemia. Devido a este fato, a emissora enfatiza que está reunindo todos os cartões de confirmações para remeter aos ouvintes após “tudo isso passar”.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.