Últimas das Ondas Curtas

Publicado em 05/04/2023, às 21h28min

ARÁBIA SAUDITA – A rede saudita chamada Al Arabiya FM foi observada, na metade do mês de março, transmitindo, em árabe, em 21.475 KHz. Conforme Tarek Zeidan, a emissora está no ar, apenas por uma hora, às 1100, no Tempo Universal, ou seja, às 8h, no Horário de Brasília. 

ARGÉLIA – Neste novo período radiofônico, que iniciou no final de março, ainda não conseguimos localizar o boletim de notícias, em francês, da Rádio Algerienne. Ela tem ótima sintonia, em 15.160 kHz, nas tardes brasileiras. 

BRASIL – A Rádio Clube do Pará, de Belém (PA), é uma das poucas emissoras comerciais brasileiras que ainda está presente nas ondas curtas. Ela transmite em 4.885 kHz. Em 30 de abril, captei a emissora, no Noroeste do Espírito Santo, às 2115, no Tempo Universal, ou seja, às 18h15min, no Horário de Brasília. Na ocasião, a emissora transmitia a partida de futebol em que o Remo goleou o Cametá por quatro a zero. Confira, aqui, um trecho que eu gravei. 

BRASIL – A Rádio Cacique, de Sorocaba (SP), prossegue transmitindo em 2.470 kHz, em 120 metros. Foi captada, recentemente, pelo Daniel Wyllians, em Nova Xavantina (MT). 

BRASIL – Desde o final de abril, a Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), voltou a ser ouvida em 4.985 kHz. Já a Rádio Nova Relógio, do Rio de Janeiro (RJ), permanece inativa, em 4.905 kHz. 

BRASIL – Em Nova Xavantina (MT), Daniel Wyllyans captou uma emissora brasileira que, há muito tempo, estava inativa. Trata-se da Rádio Educação Rural, de Coari, no Amazonas. Ele ouviu e gravou a emissora, em 25 de abril, às 1022, no Tempo Universal, ou seja, às 7h22min, no Horário de Brasília, na frequência de 5.035 kHz. 

BRASIL – A Rádio Mundial é uma emissora livre ou free, que transmite em 15.625 kHz, de algum lugar do Nordeste brasileiro. Ela pode ser ouvida, nas tardes brasileiras, tocando músicas de vários países e identificando-se também em espanhol. 

CLANDESTINA – É provável que a Rádio Denguê Wellat esteja transmitindo, em curdo, nos últimos dias, em 17.470 kHz. A emissora sempre está fugindo das interferências propositais da Turquia. 

CLANDESTINA VIA UZBEQUISTÃO – A Voz dos Mártires Coréia é uma emissora clandestina que transmite programas, em inglês, às 1500, no Tempo Universal, em 11.620 kHz, usando um transmissor no Uzbequistão. Na Califórnia, Estados Unidos, Ron Howard notou que, em 1º de maio, a emissora recebeu a interferência da BBC de Londres.  

COLÔMBIA – A emissora colombiana La Voz de tu Conciencia, voltou a ser captada, em ondas curtas, em 6.010 kHz. Desde Unaí (MG), Uender Marques informa que a estação agregou outra frequência, a de 5.910 kHz. Esta segunda frequência é uma opção para tentarmos ouvir a La Voz de tu Conciencia, já que 6.010 kHz está habitada, digamos assim, há muitos anos pela Rádio Inconfidência. 

COLÔMBIA – Na Califórnia, Estados Unidos, Ron Howart escutou a Rádio Alcaraván, de Puerto Lleras, na Colômbia. A emissora está em 5.910 kHz e foi escutada por volta de 0800, no Tempo Universal, ou seja, por volta de 5h da manhã.  

CUBA – Muitos dexistas e radioescutas, sejam eles brasileiros ou de outros países, utilizam as redes sociais apenas para criticar emissoras que enfrentam problemas técnicos. Por vezes, são críticas despropositadas, mesclando desconhecimento e antipatia política pelo governo daquele país que mantém a emissora. Em Unaí (MG), Uender Marques fez o correto: entrou em contato com o dexista José Ibrahim e relatou os problemas técnicos que a Rádio Havana Cuba enfrenta. José Ibrahim, por sua vez, mantém contato com o Setor Técnico da emissora e já remeteu o relato aos responsáveis. A RHC enfrenta problemas técnicos em diversas frequências, inclusive na emissão em português, que vai ao ar, às 2300, no TU, em 15.230 kHz. 

ESPANHA – Uma das transmissões, em português, da Rádio Exterior da Espanha vai ao ar às 1730, no Tempo Universal, ou seja, às 14h30min, no Horário de Brasília, em 15.520 kHz. Ela é destinada à Moçambique. A emissão para o Brasil vai ao ar, às 2300, no Tempo Universal, ou seja, às 20h, no Horário de Brasília, em 17.715 kHz. 

ESTADOS UNIDOS VIA BOTSUANA – Em 3 de maio, eu captei a Voz da América, aqui no Noroeste do Espírito Santo, transmitindo basquete, na frequência de 13.730 kHz. O sinal era ótimo. Naquele momento, Alfredo narrava e João Santarita comentava o duelo entre Ferroviário de Beira, Moçambique, e o Cape Town Tigers, da África do Sul. Confira, aqui, um trecho que eu gravei. 

ESTADOS UNIDOS – A Radio Free Asia acaba de imprimir um novo cartão QSL. Ele homenageia a entrada da primavera no Hemisfério Norte, retratando as flores de Washington. Você pode enviar um informe de recepção ou um pequeno vídeo para o e-mail qsl@rfi.org. A RFA aceita informes do Brasil. O objetivo deles é monitorar se há interferência proposital da China em algumas frequências, em especial em mandarim. 

ÍNDIA – A All India Radio está se identificando, agora, como Akashwani. No Serviço em Inglês da emissora, eles mudaram a identificação de “This is All India Radio” para “This is Akashwani”. 

MALI – A Rádio Mali segue sendo ouvida em 5.995 kHz também ao entardecer brasileiro. Numa lista de discussão do exterior, circulou a informação de que a emissora não estaria no ar por volta de 2000, no TU, ou seja, por volta de 17h, no Horário de Brasília. 

NOVA ZELÂNDIA – A Rádio Nova Zelândia Pacific possui uma transmissão, aos domingos, entre 1845 e 2200, no Tempo Universal, ou seja, entre 15h45min e 19h, no Horário de Brasília, em 11.725 kHz. Nesta época do ano, tem regular sintonia, aqui no Sul do Brasil, sempre por volta de 2000, no Tempo Universal, ou seja, às 17h, no Horário de Brasília. Ela utiliza um transmissor com a potência de 50 kW, desde a localidade de Rangitaiki. 

PERU – Rádio Integridad é uma emissora de Trujillo, no Peru, que tem sido captada, em 4.820 kHz. 

REINO UNIDO – O Serviço Mundial da BBC de Londres lançou um programa especial de emergência para as pessoas que estão no Sudão. Vale lembrar que o Sudão enfrenta um conflito entre grupos políticos e militares já há algumas semanas. O objetivo da rede britânica é combater a desinformação. O Serviço da BBC leva ao ar notícias e relatos de testemunhas oculares do que acontece naquela nação africana. Tome nota dos horários e frequências! Às 0700, no Tempo Universal, ou seja, às 4h da manhã, no Horário de Brasília, em 21.510 kHz. Também às 1500, no Tempo Universal, ou seja, às 12h, no Horário de Brasília, em 15.310 kHz. 

ROMÊNIA – Uma das transmissões, em espanhol, da Rádio Romênia, vai ao ar, às 2100, no Tempo Universal, ou seja, às 18h, no Horário de Brasília, em 15.170 kHz. Ela é direcionada ao Brasil e Argentina. Desde Alboraia, Espanha, Miguel Ramón Balcet comenta, sempre nas emissões das segundas-feiras, o que a imprensa daquele país publicou sobre a Romênia. Confira! 

TAIWAN – Um locutor da Rádio Taiwan Internacional foi visitar familiares na China e está desaparecido. O locutor, cujo apelido é Fucha, foi a Shanghai e suspeita-se que foi sequestrado. A RTI enviou um e-mail a todos os ouvintes informando o caso.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Últimas das Ondas Curtas”

  1. Valdy Jr. disse:

    Prezado
    Parabéns pelo texto.
    Diga-me: existe algum local que divulga a lista atualizada de emissoras que transmitem em Ondas Curtas no Brasil. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.