Voz da Turquia fala do conflito bélico no Oriente Médio

Publicado em 16/05/2021 às 01h23min

ARGENTINA VIA ESTADOS UNIDOSA RAE – Argentina Ao Mundo anunciou um novo esquema de transmissões, em ondas curtas, via Rádio Miami Internacional. O programa em português irá ao ar, somente uma vez por semana, nas noites de quartas-feiras, às 0200, no Tempo Universal (às 23h, no Horário de Brasília), em 5.800 kHz, via transmissor da Rádio Miami Internacional. Já o programa em espanhol será emitido, nas noites de terças-feiras, no mesmo horário e frequência. 

ÁUSTRIA – Em 2 de maio, eu captei, na Ponte de Pedra, em Porto Alegre (RS), a  Adventist World Radio, em 9.610 kHz, emitindo um programa em dyula. Trata-se de uma língua falada na Costa do Marfim e Burkina Fasso. A emissão em dyula da AWR vai ao ar, às 2000, no TU (ou seja, às 17h, no Horário de Brasília), usando o transmissor de Moosbrunn, na Áustria. O sinal é excelente! 

BRASILVocê sabia que o DXCB possui um canal no Youtube onde são disponibilizados antigos programas que fizeram história nas ondas curtas? Um destes áudios é a identificação da Rádio Nacional do Brasil, que foi ao ar, no ano de 1983, mostrando várias frequências em que a estação brasileira era captada em todas as regiões do mundo. A gravação é do Antônio Ribeiro da Motta. Confira aqui

BRASIL – A Rádio Araucária é uma emissora livre que transmite, em 9.290 kHz, de algum lugar do Estado do Paraná. Ela está no ar, todos os dias, entre 8h e 21h, no Horário de Brasília. 

BRASIL NA FAIXA ESTENDIDA DE FMA Rádio Liberdade, de Porto Alegre (RS), também está emitindo na faixa estendida de FM. Desde 7 de maio, ela está em 83,3 MHz. A transmissão é em paralelo com a frequência de 970 kHz, em ondas médias. A direção da emissora informou que “a Rádio Liberdade foi escolhida para ser a primeira no Rio Grande do Sul a transmitir na faixa estendida de FM”. No entanto, desde a metade do mês de abril, a Rádio CS (Collaziol Scottá)/Nova Progresso, de São Leopoldo (RS), já ocupava a frequência de 81,9 MHz, na referida faixa estendida. Provavelmente, esta última emissora está no ar, de forma experimental. 

BRASIL EM ONDAS MÉDIAS – Ao que tudo indica, a Rádio Cumbica AM, de Guarulhos (SP), já não ocupa mais a frequência de 1.500 kHz, em ondas médias. A emissora já ocupa a frequência de 84,1 MHz, na faixa estendida de FM, identificando-se como GRU FM, em que pese apresentar, neste canal, programação distinta da que era transmitida em 1.500 kHz. Conforme monitoria de Michel Viani, em Osasco (SP), Lourenço Lana Cunha, no Rio de Janeiro (RJ), Pedro Coelho de Castro, em Lorena (SP), com a saída da Rádio Cumbica AM, quem tem chegado, na frequência de 1.500 kHz, é a Rádio Aparecida do Sul, de Ilicínea (MG). Inclusive, o Michel tem interagido e participado de um programa da referida emissora, apresentado por Valdir Silva, o Sertanejo Nossa Terra, Nossa Gente. Outra emissora que tem sido captada, em 1.500 kHz, é a Rádio Cidade das Árvores, de Araras (SP). Com a migração de algumas emissoras para o FM, muitas escutas interessantes podem ser feitas em canais vagos das ondas médias. 

ESPANHAAmigos de la Onda Corta é o nome do programa da Rádio Exterior da Espanha que fala de dexismo e das comunicações. Vai ao ar, nas quintas-feiras, às 2300, no Tempo Universal, em 11.940 kHz. 

ESTADOS UNIDOS – E a emissora norte-americana WTWW possui regular sintonia no Nordeste do Brasil, em 5.085 kHz. Em Fronteiras (PI), Ian José da Silva captou a emissora, em 24 de abril, às 0205, no Tempo Universal, transmitindo uma programação constituída de músicas antigas. A WTWW transmite de Lebanon, no Tennessee. 

ESTADOS UNIDOS VIA BOTSUANA – Neste novo período radiofônico, que iniciou no final de março, a programação, em português, da Voz da América, com destino ao continente africano, que é transmitida, entre 1700 e 1800, no Tempo Universal (ou seja, entre 14h e 15h, no Horário de Brasília) vai ao ar em 17.655 e 12.080 kHz. A emissão, nesta última frequência, é novidade. Ela é via transmissor localizado no Botsuana. Confira aqui um trecho que eu gravei da Voz da América, aqui em Porto Alegre, em 2 de maio, quando Danielle Stescki encerrava entrevista com um cantor. A gravação foi realizada com um receptor Degen 1103 e antena Loop Blindada, na Ponte de Pedra, daqui de Porto Alegre. 

MONGÓLIAA Voz da Mongólia, tradicionalmente, possui boa sintonia, durante as manhãs brasileiras, na frequência de 12.085 kHz. Neste canal, ela emite, em mongol, inglês, chinês e japonês. Em Unaí (MG), Uender Marques captou a emissora, em 11 de maio, às 1038, no Tempo Universal (às 7h38min, no Horário de Brasília), em japonês. Confira aqui.  

ROMÊNIA – A emissão, em espanhol, das 2100, no Tempo Universal, da Rádio Romênia Internacional, em 11650 kHz, tem obtido regular sintonia, nas últimas semanas, aqui no Brasil, de acordo com monitoria de Alex Costa Oliveira, em São Paulo (SP). Da mesma forma, também tem regular sintonia, a emissão que vai ao ar, às 1900, no Tempo Universal, em 11850 kHz. Há que se destacar que esta última transmissão citada é direcionada ao continente europeu. Já a frequência de 9610 kHz, às 1900, no Tempo Universal, continua fora do ar, devido a problemas no transmissor nas cercanias da capital Bucareste. Confira, aqui, áudio que eu gravei da emissão da RRI de 2 de maio, às 1900, no Tempo Universal, aqui em Porto Alegre (RS). 

TURQUIAUm novo confronto bélico entre israelenses e o Hamas está ocorrendo no Oriente Médio. As ondas curtas constituem uma boa fonte de informações sobre tais conflitos. Uma emissora que tem abordado o conflito em seus noticiários é a Voz da Turquia, com a ótica peculiar do governo daquele país. As transmissões, em espanhol, da emissora, ocorrem no seguinte esquema: às 0050, no Tempo Universal, em 7.260 kHz; às 0100, no Tempo Universal, em 9.870 kHz; e às 1630, no TU, em 11.930 kHz. Lembrando que, minutos antes do início das duas primeiras emissões citadas, a Voz da Turquia coloca no ar um trecho de cerca de quatro minutos de um boletim em português, lido, inclusive, por uma locutora com sotaque brasileiro. A emissão das 1630, no TU, que é para a Europa, também tem sido monitorada aqui no Brasil. Dentro da programação em espanhol, a Voz da Turquia apresenta um noticiário completo do que ocorre naquele país e região. Também faz um resumo dos principais portais de notícias e jornais do mundo, além de contar com correspondente em Madri, na Espanha, que entra na programação em alguns dias da semana. 

VIETNÃ – As transmissões, em espanhol, que A Voz do Vietnã faz para o continente europeu também podem ser captadas aqui na América do Sul. A emissão, entre 1800 e 1830, no Tempo Universal, chega regularmente aqui no Sul, sempre em 11.885 kHz. Clique aqui para ouvir um trecho que gravei, aqui em Porto Alegre (RS), da emissão que foi ao ar em 2 de maio.  Já em Unaí (MG), Uender Marques tem monitorado a emissão, em francês, que é irradiada às 1930, no Tempo Universal (a partir das 16h30min, no Horário de Brasília). Clique aqui para ouvir um trecho que o Uender gravou da transmissão, em francês, desta emissora, em 1º de maio. Deste São Paulo (SP), Alex Costa Oliveira acrescenta que, nos últimos dias, o canal 11.885 kHz, direcionado para a Europa, tem apresentado ótima performance de sintonia, na Grande São Paulo, entre 1800 e 1830, no Tempo Universal, mas com o áudio distorcido. Seu transmissor fica situado na capital Hanoi (Hanoi Sontay).

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.