Voz da Turquia foi ouvida, em português, em ondas curtas

ANTÁRTIDA ARGENTINA – A LRA36 Rádio Nacional Arcangel San Gabriel é uma emissora de rádio que transmite desde a base argentina de Esperanza, na Antártida. A estação realizou emissão de ajuste de antena no último dia 23 de outubro, pela frequência de 15476 kHz, em 19 metros. A emissora foi escutada, com boa sintonia, no receptor remoto SDR, localizado em Brasília (DF), por volta de 1600, no Tempo Universal, ou seja, às 13h, no Horário de Brasília. 

ARGÉLIA VIA FRANÇA – A Rádio Argélia Internacional transmite programas em árabe, francês, inglês e espanhol, entre 1800 e 1900, no Tempo Universal, em 13.820 kHz. Entretanto, talvez devido à pandemia do coronavírus, faz cerca de 30 dias que tem sido irradiada apenas a programação em árabe e francês. 

BRASIL – A Rádio Clube do Pará tem tido boa sintonia, nos últimos dias, na frequência de 4.885 kHz, onde transmite durante 24 horas. Foi captada, em Porto Alegre (RS), pelo Carlos Latuff, em 15 de setembro, às 0347, no Tempo Universal, ou seja, às 01h47, no Horário de Brasília. 

ESTADOS UNIDOS – Dr. Gene Scott é uma programação religiosa, emitida em inglês, entre 21h e 8h, na Horário de Brasília, em 5935 kHz, em 49 metros. Tem sintonia razoável, nesta época do ano, por volta de 00h, no Sul do Brasil. Trata-se de pregações religiosas de Scott, que foram preservadas após sua morte, ocorrida em 2005, e que são levadas ao ar, em ondas curtas, pela emissora WWCR, de Nashville, no Tennessee. 

HOLANDA VIA VATICANO – A Rádio Dabanga é um estação de rádio, sediada na Holanda, que transite programas para o Sudão. Ela utiliza o transmissor da Rádio Vaticano na frequência de 7.315 kHz, entre 0430 e 0530, no Tempo Universal. A emissora foi captada pelo Carlos Latuff, em Porto Alegre (RS), em 19 de setembro, às 0448, no TU. Vejam o vídeo que ele fez.  

TURQUIA – Turquia transmite em português em ondas curtas? Em Porto Alegre (RS), Carlos Latuff acompanhou, quem diria, o boletim da Voz da Turquia, em 29 de setembro, às 21h53min, no Horário de Brasília (ou seja, às 0053, de 30 de setembro, na Hora Universal), na frequência de 7.260 kHz, na faixa de 41 metros. É uma transmissão esporádica? Seria um novo serviço da emissora em ondas curtas? O que importa é que o Carlos Latuff ouviu a Voz da Turquia, transmitindo em português, em ondas curtas, e isso é notícia. Durante a transmissão, de aproximadamente 10 minutos, uma locutora brasileira apresentou o boletim de notícias, com os últimos números do coronavírus naquele país; a testagem de vacina chinesa realizada pela Turquia, além de informações do conflito bélico entre a Armênia e o Azerbaijão na disputa pelo território do Nagorno-Karabakh. Às 0100, no Tempo Universal, foi ao ar a programação em espanhol da emissora. Confira aqui o vídeo que o Carlos Latuff realizou desta escuta!

TURQUIA – Nos últimos dias, a emissão em francês da Voz da Turquia tem apresentado boa sintonia no Sudeste do Brasil. Ela ocorre entre 1930 e 2028, no Tempo Universal, na frequência de 9.880 kHz. A constatação é do Alex Costa, de São Paulo (SP).  

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.