Voz do Irã deixará de transmitir em ondas curtas

BRASIL – A Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), voltou a transmitir, desde 15 de outubro, em 15.190 kHz, em 19 metros. A emissora foi ouvida, em Canto dos Buritis (PI), por Kleber Valente, por volta de 1900, no Tempo Universal, ou seja, às 16h, no Horário de Brasília, com bom sinal.

CLANDESTINA VIA ARÁBIA SAUDITA – Republic of Yemen Radio é uma emissora, considerada como clandestina, que transmite programas, em ondas curtas, desde a Arábia Saudita, para o Iêmen. A emissora foi captada, em Porto Alegre (RS), pelo Carlos Latuff, na frequência de 11.860 kHz, em 13 de outubro, às 1937, no Tempo Universal. Confira aqui!  

ESPANHA – A partir de 25 de outubro, inicia um novo período de transmissões em ondas curtas, o B20. Neste novo período radial, algumas emissoras mudam seus horários e frequências. A Rádio Exterior da Espanha já divulgou seu novo esquema de transmissões. Os programas em português irão ao ar, entre 1700 e 1730, no Tempo Universal, ou seja, entre 14h e 14h30min, no Horário de Brasília, em 11.685 kHz, de segundas a sextas-feiras. O programa será repetido entre 2300 e 2330, no TU, ou seja, entre 20h e 20h30min, no Horário de Brasília, em 9.690, 11.685, 11.940 e 12030 kHz, sempre de segundas a sextas-feiras. 

IRÃ – A Voz da República Islâmica do Irã, em seus programas em espanhol, se despedem das ondas curtas. Em 15 de outubro, a emissora enviou um e-mail aos ouvintes informando que, em breve, será apenas uma rádio pela Internet. Os programas em espanhol serão feitos pela Hispan TV. Nos últimos meses, a Voz do Irã já reproduzia todos os noticiários e boletins dos correspondentes da Hispan TV, espalhados em países da América Latina. 

ROMÊNIA – O próximo dia 1º de novembro será o “Dia do Ouvinte” dentro da programação em espanhol da Rádio Romênia Internacional. Os interessados em participar deverão escrever uma redação respondendo ao seguinte questionamento: quais as fontes que você utiliza para se informar sobre a pandemia do coronavírus e como distingue as notícias verdadeiras e falsas? E qual é o papel de uma emissora internacional neste período de incertezas sobre o futuro? Mais detalhes estão publicados na página da Rádio Romênia no Facebook. Participe! 

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.