Argélia realiza testes com transmissores próprios

ATUALIZADO EM 02/08/2022 às 21h21min

ARGÉLIA – O Serviço de Radiodifusão da Argélia está fazendo testes em algumas frequências de ondas curtas. Conforme o perfil Rádio Magazine, do Facebook, os transmissores estão localizados em Urgla e Bechar, naquele país africano. As frequências reportadas por diversos radioescutas e dexistas são as seguintes: 15.100, 15.340 e 17.600 kHz. A programação que vai ar ar é a do Chaine 1, da Rádio Algerienne. Em Mairiporã (SP), Sérgio Partamian ouviu a emissora, em 24 de julho, por volta de 1900, no Tempo Universal, ou seja, às 16h, no Horário de Brasília, em 15.340 kHz. Confira aqui

BOLÍVIA – A emissora religiosa boliviana Mosoj Chaski, de Cochabamba, prossegue tendo boa performance de sintonia, aqui no Brasil, na frequência de 3.310 kHz. Os programas são em língua quechua. Em Lavínia (SP), Boz Oliveira Miguel escutou a emissora, em 11 de julho, às 0130, no Tempo Universal. Confira aqui

BRASIL – Desde 14 de julho, a Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), voltou a ser ouvida na sua tradicional frequência de 4.985 kHz, na faixa de 60 metros. Ressaltamos, ainda, que esta emissora envia a todos um cartão QSL físico. Para receber o seu, basta enviar um relatório de recepção, acompanhado de dois cartões postais, para o endereço da emissora. Uender Marques, de Unaí (MG), ouviu um locutor atendendo pedidos musicais naquela data. Confira aqui

BRASIL – A Rádio Casa acaba de confeccionar um novo cartão QSL eletrônico, mostrando a vista da cidade paulista de Amparo. Para receber o seu, basta enviar um relatório de recepção para o e-mail: radiocasaam@gmail.com

BRASIL – O Boletim das Ondas Curtas do DX Clube do Brasil, outrora veiculado no extinto programa Encontro DX, pela Rádio Aparecida, de Aparecida (SP), desde dezembro de 2021, é irradiado pela Rádio Casa, de Amparo (SP). Mantém, assim, a tradição de ir ao ar em uma emissora de ondas curtas. Ele é veiculado sempre nos sábados, às 2100, no Tempo Universal, ou seja, às 18h, no Horário de Brasília, em 5.900, 7.455 e 8.000 kHz. Uma reprise ocorre, aos domingos, às 1700, no Tempo Universal, ou seja, às 14h, no Horário de Brasília, como opção para quem perdeu no dia anterior. O Boletim também vai ao ar pela Rádio Araucária, nos domingos, às 1800, no Tempo Universal, ou seja, às 15h, no Horário de Brasília, em 9.290 kHz. Uma reprise ocorre às 2300, no TU, ou seja, às 20h, no Horário de Brasília. O Boletim envia a todos um cartão QSL físico de edição limitada. Confira os detalhes aqui.  

BRASIL – A Rádio Cidade SW é uma emissora free ou livre brasileira, que transmite de algum lugar do Nordeste brasileiro, em ondas curtas. Ela utilizava a frequência de 11.510 kHz até pouco tempo atrás. No entanto, com o intuito de melhorar sua sintonia, na região, em breve, a emissora vai usar uma nova frequência. Será a de 7.470 kHz. 

CORÉIA DO SUL – A KBS World Radio transmite sua programação, em espanhol, entre 1700 e 1800, no Tempo Universal, ou seja, entre 14h e 15h, no Horário de Brasília, em 9.740 kHz, com destino à Europa. Nesta época do ano, também tem regular sintonia aqui na América do Sul. 

EGITO – Depois de muito tempo, as emissões, em espanhol, da Rádio El Cairo, foram ouvidas, novamente, em ondas curtas. Ela transmite, em 9.900 kHz, por volta de 0145, no TU, ou seja, às 22h45min, no Horário de Brasília. 

ESPANHA – Dica de programa! A Rádio Exterior da Espanha faz uma transmissão semanal no interessante idioma sefardi, que é uma língua também conhecida como judeu-espanhol ou ladino. O programa em sefardi vai ao ar, nos domingos, às 2130, no Tempo Universal, ou seja, às 18h30min, no Horário de Brasília, em 11.940 kHz. Conforme Alex Costa Oliveira, de São Paulo (SP), há uma repetição do programa, nas terças-feiras, entre 2200 e 2230, no Tempo Universal, pela mesma frequência. 

ESTADOS UNIDOSFrecuencia Al Dia é o nome do programa, emitido em espanhol, por uma rede de emissoras, incluindo a Rádio Miami Internacional e a KVOH – Voz de Esperanza. Apresentado por Dino Bloise, o programa fala do mundo das ondas curtas e comunicações. Pela Rádio Voz de Esperanza, ela vai ao ar, nas noites de sextas-feiras, às 21h, no Horário de Brasília, em 9.975 kHz. Confira! 

HOLANDA VIA ALEMANHAEm Unaí (MG), Uender Marques monitorou, em 23 de julho, uma transmissão da Mighty KBC. Foi à 0100, no Tempo Universal, ou seja, às 22h, no Horário de Brasília, em 9.925 kHz. Trata-se de uma emissora europeia, que transmite sua programação, nos domingos universais, entre 0000 e 0200, no Tempo Universal, ou seja, entre 21h e 23h, nos sábados, aqui no Brasil. Usa um transmissor alemão, localizado em Nauen. A potência desta emissora é muito reduzida. Confira, aqui, a gravação que o Uender fez desta emissora. 

NOVA ZELÂNDIA – Em Unaí (MG), Uender Marques ouviu e gravou, a transmissão dominical, em inglês, da Rádio Nova Zelândia, em 15.720 kHz. Foi em 17 de julho, às 2202, no Tempo Universal. As ondas curtas ainda desempenham um papel importante na Nova Zelândia. Confira aqui.

ROMÊNIAÉ regular a sintonia, aqui no Brasil, da emissão, em espanhol, da Rádio Romênia, que tem como destino a Europa. Ela vai ao ar às 1900, no Tempo Universal, ou seja, às 16h, no Horário de Brasília, em 11.850 kHz. 

VIETNÃ – A transmissão, em espanhol, da Voz do Vietnã, que tem como destino o continente europeu, possui boa sintonia aqui no Sul do Brasil. Ela é irradiada às 1800, no Tempo Universal, em 11.885 kHz.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.